quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A - Alef

Aaron Kodesh - ארון קודש  "Arca sagrada", é o lugar mais sagrado dentro de uma sinagoga, é onde se guarda a Sefer Toráh, também chamada de Arca daToráh.
Adam - אדם Adão, o primeiro homem; em geral – homem.
Adar - אדר Décimo segundo mês do calendário judaico (contando a partir do mês de Nissan).
Afikoman - אפיקומן “Sobremesa”; pedaço de matsá tirado no início do sêder e guardado até o final da refeição; é o último alimento a ser ingerido antes do Bircat Hamazon, Bênção de Graças após a refeição – para lembrar as oferendas de Pêssach, que era o último alimento ingerido no sêder, na época do Templo.
Ahava - אהבה amor, afeto.
Ahavat Hashem - אהבת השם Amor a D’us
Ahavat yisrael - אהבת ישראל amor a outro judeu.
Alef - אלפ Primeira letra do alfabeto hebraico.
Aliyá - העלייה ser chamado para a leitura da Torá. Imigração para o retorno a Israel de Judeus. Retorno.
Aleinu - עלינו לשבח oração que conclui cada uma das orações diárias.
Alef-beit - א 'בית Alfabeto hebraico O hebraico, também chamado de Língua Sagrada, possui o alfabeto composto de vinte e dois caracteres. Além de seu fonema, cada caractere tem um valor numérico. A escrita hebraica é da direita para a esquerda.
Amidá - תפילת שמונה עשרה ou Shemonê Esrê Lit. “em pé” ou “dezoito”; prece silenciosa recitada em pé (por isso se chama Amidá), três vezes ao dia. Originalmente continha 18 bênçãos (por isso se chama Shemonê Esrê); depois foi acrescentada uma 19ª bênção, mas o nome original continua.
Amoraím - אמוראים sábios que compilaram a Guemará (Talmud).
Anash membros da comunidade chassídica Lubavitch.
Ano embolísmico - שנה Ano em que ocorre o acréscimo de um mês (sete vezes em cada ciclo de 19 anos) para que o ano lunar se iguale ao ano solar.
Aravót - ערבות ramos de chorão ou salgueiro (do conjunto de plantas que acompanham o lulav e o etróg, em Sucot).
Arca - ארון No local mais sagrado do Templo, “Santos dos Santos” ficava guardada a Arca Sagrada que continha as tábuas da Lei que  continha os Dez Mandamentos.
Ashkenazi - אשכנזי Termo utilizado para designar os judeus nascidos na Europa OcidentalAshkenazita é o Judeu de origem ashkenazi.
Atsilut -  עולם אצילות o “mundo” da emanação.
Av - אב Também chamado “Menachem Av”; quinto mês do calendário judaico (contando a partir do mês de Nissan).
Av melachá -  באב מלכה (pl. avot melachot) lit. “trabalho matriz”; 39 trabalhos matrizes que foram utilizados na construção do Santuário no deserto, a partir dos quais nossos sábios derivaram as proibições de trabalho no Shabat.
Avodá - עבודה serviço, trabalho, servir (a D'us); o esforço que isto exige e envolve.
Avót - אבות abreviação de Pirkê Avót, Ética dos Pais.
Avraham - אברהם Abraão, o grande patriarca das nações, judaica, cristãs e islâmica.


E - Aléf vogal

Ein Sof - אין סוף o supremo infinito; D'us. 
E-lo-kim - אֱלהִים nome Divino relacionado com a Divindade imanente dentro do mundo (N.I.T.). 
Elul - אֱלוּל Sexto mês do calendário judaico (contando a partir do mês de Nissan) e último mês do ano. Em 25 de Elul do “ano zero”, D’us iniciou a criação do Mundo culminando com a criação do homem, seis dias depois, em Rosh Hashaná.
Eretz - ארץ Terra; designação utilizada para descrever Israel: Eretz Israel. 
Erev - ערב a tarde anterior a Shabat (erev Shabat), a Pêssach (erev Pêssach) a Yom Tov (erev Yom Tov), etc. 
Eruv tavshilin - עירוב תבשילין “mistura de alimentos” especial que torna permissível a preparação (de alimentos, etc.) em Yom Tov para Shabat, quando Yom Tov cai na quinta-feira e sexta-feira ou sexta-feira e Shabat. 
Etrog - אתרוג Cidra, fruta cítrica; uma das quatro espécies sobre as quais se recita uma bênção especial na festa de Sucot. 
Etsem - עטצֶם “essência”. O âmago; o indivisível. 
Êxodo -  ואלה שמות Livro da Bíblia que relata a saída dos judeus do Egipto, em hebraico diz-se Velah Shemot e quer dizer  “estes nomes”. 

5 comentários:

  1. na letra ALEF,lá em baixo falando sobre a arca sagrada,lá diz; ``as tábuas da Lei que continha os Dez Mandamentos´´. então não são 613 mandamentos?, quem passa só os 10 mandamentos são cristãos ou judeus?...to confuso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shalom, caro Jhonny Johnson, desculpe a demora em responder. Na verdade são 613 mandamentos, embora o decálogo que está nas Tábuas da Lei, é uma forma de resumir tudo. Mas toda a Torá de BERESHIT (Génesis) a DEVARIM (Deuteronómio) contem mandamentos, num total de 613.

      Eliminar
  2. Irmão, pelo que eu entendi, na bíblia diz que todas essas regras, mandamentos (613) juntamente com os 10. Foram ditas para só o povo hebreu/judeu cumprirem, e pelo que lemos nas escrituras nem todos hebreu/judeus conseguiram cumprir, pois vemos as guerras que perderam e as maldições que caiam sobre esse povo de Deus. Vemos o quanto eles sofreram por desobedecerem esses mandamentos, mas vemos também que muitos tinham livramentos e prosperavam. Nós (goym) devemos aceitar o que é verdade e fazer o que é certo para nós mesmos e para o nosso próximo. Ter um bom caráter esta certo diante dos olhos do criador. Vamos estudar e Shalom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shalom Denise Andrade, desculpe em demorar tanto para responder, uma falha grave da minha parte.
      Sim, é verdade, os 613 mandamentos são para os judeus apenas, para os Goyim, há os 7 mandamentos, chamados as Leis de Noé ou Noaídas.
      1 - Não Praticar a Idolatria,
      2 - Não blasfemar contra D-us,
      3 - Não cometer homicídio,
      4 - Não roubar,
      5 - Não cometer adultério e incesto,
      6 - Estabelecer tribunais (promover a justiça)
      7 - Não tratar mal os animais

      Eliminar
    2. Obrigada meu irmão. Isaías 42 pra você.... parabéns!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...