Yom HaAtzmaut יום העצמאות

Um inesquecivel e grande dia da história da humanidade
Hoje, 05 de Yyar, é comemorada a Independencia do nosso tão amado Israel, após quase dois milénios de espera e sofrimento que só HaShem e o povo israelita sabem o que custou. Diáspora, preconceito, perseguições, prisões, expulsões, inquisição, execuções e por fim o Holocausto.
Yom HaAtzmaut (יום העצמאות) é o Dia da Independência, que foi proclamada por David Ben Gurion no dia 14 de Maio de 1948, com a declaração do fim do Mandato Britânico da Palestina e a fundação do Estado de Israel (Medinat Israel).
No entanto é precedido em um dia pela comemoração do Yom Hazikaron ou Dia da Memória - יום הזכרון לחללי מערכות ישראל ונפגעי פעולות האיבה, que significa "Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo" e em que são lembrados todos os soldados que lutaram pela libertação e as vitimas do terrorismo.
O dia da independência é festejado por todos os israelitas com enorme alegria e toda apompa, que neste aniversário HaShem possa trazer a Israel e ao mundo a tão esperada paz, pois este dia é o dia da recordação dos soldados mortos pela liberdade do povo judeu.



1 comentário:

  1. A independência de Israel é a nossa própria independência. Comemorar a independência de Israel é como em Pessach. Liberdade após a saída do Egito. A única dependência que temos e que nunca queremos ficar independentes, é a dependência da Torá. Por quê, ela nos deixa livres, apresentando suas regras, nos faz crescer em vida e em alma, nos conectando cada dia mais com o Criador. A nossa Neefesh, Rúach e Neshamá, se eleva com as Mitzvot da Torá e liberta-nos da assimilação dos conceitos do mundo, contrários aos padrões de conduta de moral, ética e de caráter do nosso D'us.
    Shalom.
    Uildicler.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores