quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tu BiShevat (ט״ו בשבט) o Ano Novo das árvores

Antes de mais, não podemos deixar acabar janeiro sem falarmos de uma das mais belas festas judaicas, que aconteceram a 15 do mês de Shevat, é a Festa das Árvores, o Tu BiShevat que em hebraico é ט"ו בשבט .
Foi o dia que assinalou o início de um "Ano Novo das Árvores", acontece entre a segunda quinzena de janeiro ou a primeira do mês de fevereiro no calendário da Era Comum, ou gregoriano.
No dia de Tu BiShevat, comemora-se principalmente plantando árvores, comendo frutas como uvas e romãs, pães de cereais como trigo, cevada, aveia, e comem-se frutos secos, como tâmaras, nozes, entre outros, em particular as sete espécies de frutos específicos na "Torá".
É sobretudo num mundo em desflorestação, degradação ecológica e em que as massas não vêm esta realidade o judaísmo presta um grande serviço à Humanidade promovendo a consciência pela plantação de árvores e pelo respeito pela natureza, cabe a cada um de nós, a missão de tornar a Terra um melhor jardim. Assim respeitamos a obra do Eterno D-us.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...