Exposição - Livros Judaicos da Biblioteca Nacional

Estará patente na Biblioteca Nacional de Portugal, a "Exposição Judaica nas Coleções da Biblioteca Nacional de Portugal – séculos XIII a XVIII", trata-se de uma exposição de Livros Judaicos, escritos em hebraico, ou sobre a língua hebraica e cultura judaica sefardita da Idade Média em Portugal.

Os temas dos livros, vão do Estudo e comentários da Torá, ao liturgia e ritual religioso, língua, cultura e literatura judaica, bem como a didática e obras de Flávio Josefo, um historiador romano de origem judaica, que escreveu o famoso livro "História dos Judeus".


Segundo a BNP, e a coordenadora da exposição Lúcia Liba Mucznik a, particularidade desta exposição é o período ser limitado aos Séc. XIII e XVIII, visto que após a expulsão no Séc. XV e o fim da Inquisição no Séc. XIX, praticamente a produção de livros sobre a língua hebraica, foram feitas, quer manuscritas ou impressas por hebraístas católicos, nomeadamente no que dizia respeito ao estudo das escrituras sagradas da Tanach, que corresponde ao "Antigo Testamento" cristão. Mesmo assim um conjunto muito reduzido de obras nesse período.


Outro fator interessante de se notar, é que muitos livros também hoje presentes na coleção da BNP são da diáspora pós expulsão, tendo sido impressos noutros países de acolhimento dos judeus sefarditas como é o caso de Amsterdão, Londres, Ferrara, entre outros.


Data: de 26/03 a 28/06/2014

Local: Museu do Livro / Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa)
Preço: Entrada Livre

Link: Mais informações no side da BNP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores