Hebraico # 24 - Alef


Esta é a primeira letra do alfabeto hebraico, chama-se Alef, mas é uma letra muda, ou seja não tem som, seu som pode ser "a,e,i,o,u" consoante a palavra onde esteja inserida, isto é é usada como auxiliar do som vocálico das vogais, que não tem no hebraico letras próprias para vogais.
Aqui temos como exemplo de palavras ou nomes começados por Alef, o nome Adam = Adão, se no entanto quisermos dizer Adão e Eva dizemos Adam VeHava, pois a novidade aqui é a conjunção "e" que em hebraico diz-se "Vê" e é escrito apenas com a letra Vav, fixada à palavra ou nome.

Aaron Kodesh - ארון קודש  "Arca sagrada", é o lugar mais sagrado dentro de uma sinagoga, é onde se guarda a Sefer Toráh, também chamada de Arca daToráh. 
Adam - אדם Adão, o primeiro homem; em geral – homem.

Adar - אדר Décimo segundo mês do calendário judaico (contando a partir do mês de Nissan).
Afikoman - אפיקומן “Sobremesa”; pedaço de matsá tirado no início do sêder e guardado até o final da refeição; é o último alimento a ser ingerido antes do Bircat Hamazon, Bênção de Graças após a refeição – para lembrar as oferendas de Pêssach, que era o último alimento ingerido no sêder, na época do Templo.
Ahava - אהבה amor, afeto.
Ahavat Hashem - אהבת השם Amor a D’us
Ahavat yisrael - אהבת ישראל amor a outro judeu.
Alef - אלפ Primeira letra do alfabeto hebraico.
Aliyá - העלייה ser chamado para a leitura da Torá. Imigração para o retorno a Israel de Judeus. Retorno.
Aleinu - עלינו לשבח oração que conclui cada uma das orações diárias.
Alef-beit - א 'בית Alfabeto hebraico O hebraico, também chamado de Língua Sagrada, possui o alfabeto composto de vinte e dois caracteres. Além de seu fonema, cada caractere tem um valor numérico. A escrita hebraica é da direita para a esquerda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores