Pages - Menu

domingo, 18 de julho de 2010

A Proibição das Tatuagens

O que diz a Torá?
As tatuagens, são desaconselhadas na Torah, no entanto do ponto de vista espiritual não se fica só pelo conselho, há uma proibição clara na Toráh, tal proibição é expressa no livro de Vayicrá/Levítico 19:28: "E não fareis em vossa carne incisões por um morto, e não poreis em vós escrita de tatuagem - Pois Eu sou O Eterno!".

O corpo é o templo da alma, e deve reflectir o espírito que tem pelo invólucro bem cuidado, da mesma maneira que não destruímos a nossa casa que nos abriga, também não devemos destruir o nosso corpo.

O corpo é formado com os elementos da natureza e a alma com o elemento espiritual que provém de D-us, qualquer ofensa ao corpo e à alma é uma ofensa a D-us e uma rejeição clara da nossa missão nesta vida.


Como se pode perceber existe uma proibição taxativa em relação a tatuagem, e os israelitas não devem se utilizar dela. Na realidade, a proibição é extensiva a qualquer tipo de mutilação corporal ou auto-ferimento, mesmo que esta seja mínima, como é o caso do piercing.
No entanto, não deveremos ter perante o próximo uma atitude preconceituosa contra quem usa tatuagens ou piercings, são modos de vida, que devemos respeitar.

9 comentários:

  1. Depois dessa fiquei pensativo........acho que vou apagar minha tatu. Que seja feita a vontade do ETERNO!

    ResponderEliminar
  2. Eu odeio tatuagem acho feio pra dedel,a gente tentando tirar as marcas na pele por motivo de saude,querendo limpar a pele e outros colocando marcas !!

    ResponderEliminar
  3. A torah em estancia alguma sita a tatuagem! as incisões citadas em Vaykra, nada tem Haver com a tatuagem mas sim com uma pratica das nações em mutilar os corpo para homenageia os mortos assim como também tinha-se o costume de rapar a barba, como também esta neste contexto...

    O tipo de tattoo que constituiria numa transgressão a torah seria tatuar algo em homenagem a uma pessoa morta... Fora isso textualmente não ha base na torah para dizer que a tattoo é pecado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem a ver sim com tatuagem, os termos וּכְתֹ֣בֶת
      קַֽעֲקַ֔ע deixa bem claro isso, a proibição está pautada a pratica de inserção com tinta e ferramentas para tornar a imagem ou a escrita ornamentada permanente. E o termo na torah não fala aos mortos, mas foi a interpretação de alguns rabinos que relacionavam a pratica da inserção ornamental como uma prática dos Amorreus, porém 4000 anos antes de Cristo os egipcios já praticavam e pelo contexto da Torah a proibição está pautada no culto Egipcio e não do amorreu. A palavra ali é Nefesh e não Mut.

      Eliminar
    2. Quanto às tatuagens, os anciãos e sábios rabinos, no estudo da Torá e do Talmud, entenderam que a Tatuagem é tal como a incisão, ou seja ocorrem espiritualmente no mesmo nível.
      O Nosso corpo deve ser cuidado, usado consoante a forma que o recebemos, sendo assim não devemos modifica-lo de forma alguma.

      Eliminar
  4. Tenho uma tatuagem que fiz há 20 anos atrás,nesse caso como faço se quiser me converter ao Judaísmo ortodoxo?

    ResponderEliminar
  5. Preciso saber se sobrancelha pigmentados é tatuagem.
    Porque com 2 anos sai.
    Alguém pode me responder????

    ResponderEliminar
  6. Preciso saber se sobrancelha pigmentados é tatuagem.
    Porque com 2 anos sai.
    Alguém pode me responder????

    ResponderEliminar
  7. Cara Sarah, obrigado pela sua questão, quanto à sobrancelha pigmentada, o que posso dizer, tanto quanto sei, é que não é uma pintura permanente e interna na pele, é apenas uma camada de tinta que se passa nas sobrancelhas para corrigir alguma falha ou para melhorar o aspecto das mesmas, logo não se trata de tatuagem.

    Shalom

    ResponderEliminar