Pages - Menu

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

II Festival Internacional da Memória Sefardita



O II Festival Internacional da Herança Sefardita é composto por um conjunto de actividades que decorrem na Região da Serra da Estrela e em Lisboa, de 18 a 21 de Setembro, tendo começado ontem (domingo e estende-se até quarta feira).
Estará presente no Festival a Loja Judaica de Portugal, com stand de livros e artigos judaicos.
Para mais informações clique: http://www.festivalsefardita.com/ 

domingo, 18 de setembro de 2011

2º Festival de Cinema Judaico de Curitiba

Começou sábado (à noite e depois do Havdaláh) o 2º Festival de Cinema Judaico de Curitiba, inaugurado com a estreia do Filme: "A chave de SarahGilles Paquet Brenner que conta a historia de uma jornalista estadunidense que pesquisou o episódio em que a policia francesa entregara ao nazistas vários concidadãos judeus; Hoje domingo dia 18 de setembro serão exibidos à hora local os filmes: "Irmãos" às 16:30; "Uma centena de vozes - de volta para casa" às 18:30; "Os nomes do amor" às 20:30. Dia 19 de setembro, seguem-se "100 anos de imigração judaica do Leste Europeu ao Brasil" às 18:20; "Rua de Nossa Senhora 4" às 20:30 e no dia vinte nos respetivos horários: "Irmãos"; "Curtas da Universidade de Tel-Aviv" que foram exibidos no festival de Cannes este ano e finaliza com o filme "Avós".
A exibição do Festival será nas salas de cinema Cineplex do Shopping Novo Batel, na Avenida D. Pedro II, no Batel, os bilhetes custam R$ 16 e R$ 10 (promocional).

domingo, 11 de setembro de 2011

Marcos Plonka - O Humorista deixou-nos

          
          Faleceu no dia 8 de Setembro, vitima de um ataque cardiaco, o ator e humorista brasileiro Marcos Plonka, nascido em São Paulo no ano de 1939, filho de uma família judaica fugida da Polónia ainda antes da II Guerra Mundial.
          Trabalhou na Televisão Tupi de São Paulo, participou diversos filmes e peças de teatro, atualmente desempenhava o papel do judeu Samuel Bleustein na "Escolinha do Gugu", da Rede Record. A comunidade judaica do Brasil fica assim mais pobre, mas o seu humor e sorriso permanecem conosco.


Shalom Marcos