Pages - Menu

domingo, 25 de agosto de 2013

Havdaláh - O Momento da "Separação"

Sim, Havdaláh, é o momento da separação, não de uma separação qualquer, mas de uma separação entre o que é sagrado do que é profano, também é a separação entre a luz e a escuridão, entre o bem e o mal, entre o shabbat e os restantes seis dias da semana.

Por isso celebra-se o fim do Shabbat com um ritual lindissimo, repleto de orações e meditação sobre todas estas coisas que acabamos de referir.

O que é preciso para se celebrar a Havdaláh? Costumam-se usar acessórios próprios, mas na realidade, até quem nada têm poderá ainda assim celebrar a Havdaláh, através da sua reta intenção de coração.

É importante que se tenha em mente que a Havdaláh não é uma obrigatoriedade, mas se queremos agradar ao Eterno então façamos com alegria e retidão, todavia antes temos que ter consciência que o que buscamos na cerimónia de Havdaláh,  é forças em D-us, para que possamos recomeçar a semana, e superar a separação da santidade do Shabbat, e dessa alma adicional que nos reveste nesse dia, que se retira com a chegada de Yom Rishom (primeiro dia, domingo) e isso necessita de nascer da vontade sincera do nosso coração. 

O Vinho, as especiarias e as velas.

Contudo para se celebrar a Havdaláh, pode utilizar-se um cálice com um pouco de vinho tinto, um prato com especiarias, como alecrim ou cravinho da índia (algo bem aromático) e uma vela trançada azul e branca, ou três velinhas finas juntas umas às outras, de modo quando acesas os três pavios façam uma só chama.

As Orações / Berachás

1º - Ergue-se o vinho e recita-se a "Berachá HaAgafén"
Baruch atáh, Adonai, Eloheinu melech haolam, borai peri ha'gafen.


בָּרוּךְ אַתָּה יְיָ, אֱלֹהֵֽינוּ מֶֽלֶךְ הָעוֹלָם, בּוֹרֵא פְּרִי הַגָּֽפֶן

Bendito és Tu, ó Deus, nosso Senhor, Rei do Universo, Criador do fruto da videira.
- e bebe-se um pouco do vinho.

2º - Ergue-se o prato com as especiarias e recita-se a "Berachá boray minay vesamim"
Baruch atah, Adonai, Elohaynu melech ha'olam, boray minay vesamim.

בָּרוּךְ אַתָּה יְיָ, אֱלֹהֵֽינוּ מֶֽלֶךְ הָעוֹלָם, בּוֹרֵא מִינֵי בְשָׂמִים

Bendito és Tu, ó D-us, nosso Senhor, Rei do Universo, Criador dos diferentes especiarias.
- cheira-se as especiarias, lembrando a toda a criação de D-us.

- Ergue-se as velas de Havdalá, e recita-se a "Berachá Oray HaAgush"
Baruch atah, Adonai, Elohaynu melech ha'olam, boray me'oray ha'aysh.

בָּרוּךְ אַתָּה יְיָ, אֱלֹהֵֽינוּ מֶֽלֶךְ הָעוֹלָם, בּוֹרֵא מְאוֹרֵי הָאֵשׁ

Bendito és Tu, ó D-us, nosso Senhor, Rei do Universo, Criador das luzes do fogo.
- acende-se a vela de Havdaláh, ou as três velinha juntas.

4º - Após isso tudo, recita-se a benção de Havdaláh, ou "separação"
Baruch atah, Adonai, Elohaynu melech ha'olam, hamavdil bayn kodesh lechol bayn or lechoshechbayn Yisrael la'amim bayn yom hashevi'i leshayshet yemay hama'aseh. Baruch atah, Adonai, hamavdil bayn kodesh lechol.

בָּרוּךְ אַתָּה יְיָ, אֱלֹהֵֽינוּ מֶֽלֶךְ הָעוֹלָם, הַמַּבְדִיל בֵּין קֹֽדֶשׁ לְחוֹל, בֵּין אוֹר לְחֹֽשֶׁךְ, בֵּין יִשְׂרָאֵל לָעַמִּים, בֵּין יוֹם הַשְּׁבִיעִי לְשֵֽׁשֶׁת יְמֵי הַמַּעֲשֶׂה. בָּרוּךְ אַתָּה יְיָ, הַמַּבְדִיל בֵּין קֹֽדֶשׁ לְחוֹל

Bendito és Tu, ó D-us, nosso Senhor, Rei do Universo, que separas entre o santo e o profano, entre a luz e a escuridão, entre Israel e as outras nações, entre o sétimo dia e os seis dias da semana. Bendito és Tu, D-us, que separa entre o santo e o profano.
- Após a recitação acima, deseja-se SHAVUA TOV, boa semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário