sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Feliz Hannukah 5772 a Todos


São os votos do blog "Conhecer o Judaísmo" a todas as famílias, a todas as comunidades judaicas do Mundo, de Israel as antípodas da Nova Zelândia, a todos as judias e judeus de língua Portuguesa, em todos os continentes.
O Hanukkah de 5772 ou 2011, começou já a ser preparado e é iniciado em todo o mundo, segundo o calendário hebraico em 25 de kislev (20 de Dezembro), Yom Hamishi (segunda-feira) à noite acende-se a primeira vela da Menorah Hanukkiah, com a vela auxiliar para acender as outras oito e a essa vela chamamos de "Shamash". A cada dia acender-se-á uma vela da Hanukkiah até ao oitavo dia que termina a Hanukkah.
Dreidels
As Crianças costumam brincar com Sevivons ou Dreidels, piões com letras hebraicas, e essas letras são o נ Nun de Nes = milagre; o ג Guimel de Gabol = Grande; o ה Hey de Haya = Foi ou Era e o ש Shin de Sham = Lá, juntos formam a frase: "Um grande milagre aconteceu lá".
Para além disso dá-se às crianças prendas e também dinheiro o chamado Dmei Chanukkah דמי חנוכה ou dinheiro de Hanukkah, em idish dis-se Chanukkah Guelt.
As crianças comem doces e em especial um bolo chamado "Sufganiot" uma especie de Berliner com creme, que somando ao ambiente festivo, familiar e religioso tornam o Hanukkah uma festa com um grande sentido de identidade judaica desde a tenra idade.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...