A Bênção de Cura (Refuáh), é uma das várias bênçãos (Brachot) do
judaísmo, é a oitava bênção a ser recitada na oração da tarde, a "Amidá" que se encontra no livro de orações o Sidur, e recita-se a seguir à Bênção da Redenção, esta oração é retirada do livro de Jeremias, Capítulo XVII e
versículo 14, e é uma das bênçãos que se pede ao longo da semana, é usada
também isoladamente para o pedido de intercessão de HaShem na cura de um
familiar ou amigo doente. Abaixo a oração completa, em hebraico transliterado, português e hebraico na versão sefardita.
Berachá Refuáh
hebraico transliterado
Refaênu Adonai venerafê, hoshiênu venivashêa,
ki tehilatênu áta, vehaale aruchá urefuá shelema lechol macotênu,
ki El mélech rofê neeman verachaman ata. Baruch ata Adonai, rofê cholê amo
Yisrael.
Bênção de Cura
traduzido para português
Cura-nos, Eterno, e seremos curados; socorre-nos e seremos socorridos,
pois que Tu és objeto de nossos louvores. Restaura a nossa saúde e concede-nos
uma perfeita cura a todas as nossas feridas, pois Tu és D’us, Rei, Médico fiel
e misericordioso. Bendito sejas Tu, Eterno, que curas os doentes do Teu povo
Israel.
ברכה רפואה
עברית
רְפָאֵנוּ ה' וְנֵרָפֵא,
הוֹשִׁיעֵנוּ וְנִוָּשֵׁעָה, כִּי תְהִלָּתֵנוּ אָתָּה,
Rosh Hashanáראש השנה , literalmente "primeiro do ano") é o nome dado ao ano-novo no judaísmo. Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês deTishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico. Este ano devido a ser um calendário lunar e não solar, o Ano Novo, calha na quinta feira, dia 05 de Setembro, iniciando-se ao por do sol de quarta-feira, dia 04, começando assim o ano de 5774.
O primeiro dia do Ano Novo é chamado de o aniversário do Mundo, a Coroação da criação Divina, na qual o A-do-nai E-lo-hei-nu, nos terá dado o calendário lunar.
Os judeus comemoram este dia com uma challá redonda, pão trançado mas que neste dia as Challot são feitas especialmente em forma redonda, devido ao facto de simbolizar o circulo anual do calendário, bem como à continuidade e eternidade.
Comece maçã mergulhada em mel, romãs e tâmaras que sendo doces prenunciarão um ano bom para todos, o vinho usado na refeição desta data é doce acompanhando feijão, cabeça de peixe ou peixe com cabeça, bem como se come a romã à sobremesa juntamente com outros doces. Nesta data festiva as pessoas desejam um feliz ano novo dizendo em hebraico "Shana Továh Umetukah" que literalmente quer dizer "Um Ano Bom e Doce"
A Chaláh חלה , pronuncia-se Ráláh (no plural Chalot - Rálót חלות) é um pão trançado, que se produz em geral na sexta feira, para a celebração do Shabbat e dias santos, é também usada para consumo nas refeições de sexta feira à noite, o almoço de Shabbat e o Jantar, após a Havdaláh, quando se voltam a acender as velas nesse dia, e isto por não se poder cozinhar no dia de Shabbat. Abaixo está a receita e os respectivos ingredientes necessários, bem como o video que vos ajudará a ver todo o processo. Ingredientes da Massa
1 pacote de fermento fresco de padeiro de 60 g, 4 ovos (3 para a massa), 7 chávenas de chá (xícaras) de farinha de trigo, 1/2 chávena de chá (xícara) de óleo, ou margarina de culinária, 1 colher (de chá) de sal de mesa, 1/2 chávena de chá (xícara) de açúcar, 2 copos de água morna. Preparação da Challá Dissolver o fermento em água morna, adicionar o açúcar, sal e a metade da farinha. Misturar bem e adicionar o ovo, o óleo ou margarina se preferir e o restante da farinha a pouco e pouco. (Antes da massa ficar espessa, pode-se misturar com a batedeira.) Ponha a massa sobre uma superfície polvilhada de farinha e trabalhe a massa por uns 10 minutos. Só adicionar a farinha se necessário para trabalhar a massa para que não fique pegajosa. Deve trabalhar a massa até que ficar "elástica." Por fim deve por a massa em uma bacia grande, untada com margarina. Vire-a para que a parte de cima também seja untada. Cubra com uma toalha húmida ou envolva uma bacia plástica com a chalá dentro, com um plástico atando as pontas. Deixe crescer em local abrigado por duas horas, sovando-a a cada 20 minutos. Molde os dois pães conforme desejado, pode se fazer trança simples de três pedaços de massa, há a tradicional com 7 pedaços cada, e por fim, coloque-os em formas individuais, ou numa assadeira grande, bem separados um do outro. Deixe crescer até dobrar em tamanho. Pincele os lados de cima e laterais com ovo batido e espalhe sementes de papoila ou de gergelim. Por fim deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até dourarem, na imagem acima à direita a minha Challah feita em Casa. Aqui tem o video de como fazer a Challah usada no Shabbat.
Sim, Havdaláh, é o momento da separação, não de uma separação qualquer, mas de uma separação entre o que é sagrado do que é profano, também é a separação entre a luz e a escuridão, entre o bem e o mal, entre o shabbat e os restantes seis dias da semana. Por isso celebra-se o fim do Shabbat com um ritual lindissimo, repleto de orações e meditação sobre todas estas coisas que acabamos de referir. O que é preciso para se celebrar a Havdaláh? Costumam-se usar acessórios próprios, mas na realidade, até quem nada têm poderá ainda assim celebrar a Havdaláh, através da sua reta intenção de coração. É importante que se tenha em mente que a Havdaláh não é uma obrigatoriedade, mas se queremos agradar ao Eterno então façamos com alegria e retidão, todavia antes temos que ter consciência que o que buscamos na cerimónia de Havdaláh, é forças em D-us, para que possamos recomeçar a semana, e superar a separação da santidade do Shabbat, e dessa alma adicional que nos reveste nesse dia, que se retira com a chegada de Yom Rishom (primeiro dia, domingo) e isso necessita de nascer da vontade sincera do nosso coração. O Vinho, as especiarias e as velas. Contudo para se celebrar a Havdaláh, pode utilizar-se um cálice com um pouco de vinho tinto, um prato com especiarias, como alecrim ou cravinho da índia (algo bem aromático) e uma vela trançada azul e branca, ou três velinhas finas juntas umas às outras, de modo quando acesas os três pavios façam uma só chama. As Orações / Berachás 1º - Ergue-se o vinho e recita-se a "Berachá HaAgafén" Baruch atáh, Adonai, Eloheinu melech haolam, borai peri ha'gafen.
Bendito és Tu, ó D-us, nosso Senhor, Rei do Universo, que separas entre o santo e o profano, entre a luz e a escuridão, entre Israel e as outras nações, entre o sétimo dia e os seis dias da semana. Bendito és Tu, D-us, que separa entre o santo e o profano.
- Após a recitação acima, deseja-se SHAVUA TOV, boa semana!
Hoje no calendário hebraico, celebra-se o Dia em Memória das Vitimas do Holocausto, denominado simplesmente Yom HaShoah (יום השואה), ou seja Dia Do Holocausto. Um dia que não deve ser esquecido por ninguém, e que Nunca Mais Ninguém se atreva! Holocausto Nunca Mais! diz-se em hebraico, HaShoah Leolam Lo Od (השואה לעולם לא עוד)
Caro aluno (talmid - תלמיד), depois de tanto tempo parados, eis que voltamos, no entanto foi lançado no facebook uma página, exclusivamente para o aprendizado do hebraico, denominada por Aprendendo Hebraico, conta já com alguns seguidores, esperamos que o caro leitor venha juntar-se a nós neste projeto. Inicialente foram lançados nessa página as lições que publicamos aqui, agora fizemos o inverso, vamos publicar no blog, as atividades da página acima citada, através dos FlashCards, entretanto produzidos para o devido efeito.
A lição de hoje é sobre os Pronomes Pessoais em Hebraico, que tem formas diferenciadas para o feminino e o masculino ora vejamos.
Eis um dos Flash Cards, utilizados na página do facebook, Aprendendo Hebraico, doravante encontra-los-á aqui neste blog, complementando o aprendizado.
Uma incrível descoberta; Em Dezembro de1928,uma equipa de trabalhodokibbutzBethAlphaestava a cavarum canal de drenagemquandoalguns pedaços de um mosaicocomeçaram a aparecer nas cargas das suas pás.
No painelquadradodo mosaicoAlphaBethtem uma rodado zodíaco comos 12símbolos e nomesdo zodíaco, rodeados por quatro figuras femininasnos cantos, identificando as estações doano.
Muitos dos símbolosincluídos no painelde mosaicosuperior reafirmam anatureza judaica dasinagoga deBethAlpha: a Arca da Aliançano centro (Aron Kodesh), luz eterna(ner tamid), dois candelabrosde sete braços(menorot; plural, menorah), fronda da palma(lulav), cidra (etrog), e uma pá deincenso (Mahta). Estas imagens formam uma espécie de painel identificativa da sinagoga.
Na parte inferior dopainel retangular, mais perto da porta, a históriafamiliar deGênesis22 érepresentada nomosaico.Abraãoestá se preparando parasacrificar seu filhoIsaac (à direita) como a mãode D’us o alcançado céu parao impedir de concluir o acto..Perto está umcarneiro que é apanhado pelos seus chifresnum matagal,naextrema-esquerda é um servo queespera como burro.Este tipo decenaé conhecidocomo um painel dosantepassadosjustos eé encontrada em váriosmosaicos de outrassinagogas. (ver imagens abaixo)
Na parte inferior dopainel retangular, mais perto da porta, a históriafamiliar deGênesis22 érepresentada nomosaico.Abraãoestá se preparando parasacrificar seu filhoIsaac (à direita) como a mãode D’us o alcançado céu parao impedir de concluir o acto..Perto está umcarneiro que é apanhado pelos seus chifresnum matagal,naextrema-esquerda é um servo queespera como burro.Este tipo decenaé conhecidocomo um painel dosantepassadosjustos eé encontrada em váriosmosaicos de outrassinagogas.
Outroimpressionantemosaicofoi descobertona sinagogade Tiberíades Hamate.Este contémuma rodado Zodíacolindamente executada (interrompida por uma paredemais tarde colocadaem cima da mesma)e um painel desinagoga, mas não se refere a nenhum tema dos antepassadosjustos.
No painelde mosaico deTiberíadesHamate, está dentro de um quadrado, a rodado Zodíaco e os quatro cantos são marcadoscom representaçõesdas quatro do ano,como pode ser vistoaqui.
Asinagoga deEin Gedicontémum mosaico queé ainda maiscompleto do queos deBethAlphae TiberíadesHamate, embora relativamente simplesna decoração.Todos os elementosusuais sãoactuais, e algunsnovos, mas na forma escrita, em vez de representaçõesfigurativas.
Inscrições, em vez de imagens,cobrem o chãodo mosaico da sinagoga EinGedi. Todos ossignos do Zodíacoestão listados(epela primeira vezcom os mesescorrespondentes docalendário hebraico), bem como uma longa lista deantepassadosjustos, desde Adão, Seth e Enos,a Abraão,Isaace Jacó, Hananias, Misael eAzarias.
Asinagoga deZippori(Séforis), tem a mais recentedas descobertas de mosaicosdo Zodíaco, embora, infelizmente, não esteja bem preservado. No centroda rodado Zodíaco, Helios, a dirigir a sua carruagem de quatro cavalos, mas mais do que a figurade um homem, D’us é descrito como o próprio sol. Autora: Ziva David, em:
Juntos, coração com coração, Abrir-nos-emos e veremos, A luz do céu. Juntos, coração com coração, Abrir-nos-emos com esperança, Para o amor. Quando o coração se abre, Cobre o Mundo, e com grande clamor, Canta o amor. Dizem que tudo é possível, Não é demasiado tarde, o amanhecer chega, E tempo de amar. Juntos, coração com coração, Abrir-nos-emos e veremos, A luz do céu. Juntos, coração com coração, Abrir-nos-emos com esperança, Para o amor. E somente quando cremos, Sem nenhuma falsidade, o caminho faz-se Numa canção de amor. Yachad, Shir LaAhavá (Juntos, Canção para o Amor) Música: Gili Liber Letra: Ayelet Tzioni e Gili Liber Interpretes: Banda Gaya Yachad, Shir LaAhava (Juntos, Canção para o Amor) Música: Gili Liber Letra: Ayelet Tzioni e Gili Liber Interpretes: Banda Gaya