Esta Parashá fala sobre o recenseamento dos Filhos de Israel,
varões entre os 20 e os 60 anos de idade, algo que era considerado indigno,
visto que só o gado se contava e obviamente as pessoas valiam mais que gado, o
Eterno ordena que Moshê cobre a cada um metade de um ciclo, valor esse que é
igual tanto para pobre como para ricos, pelo que os ricos não acrescentariam
valor ao seu resgate nem os pobres o diminuiriam. Por outras palavras, há aqui
uma simbologia de que cada um de nós tem exatamente o mesmo valor perante o
Eterno.
A Santificação do altar, a
criação do lavatório referente à purificação, bem como ordenou fazer óleo de
unção que foi espalhado no altar, de tal modo sagrado que ninguém poderia a
fazer um igual e o usa na sua carne seria exterminado, ou o incenso e perfumem
de santificação do local santo, caso alguém faça um igual, seria banido do meio
do povo, este é o modo como o texto bíblico mostra o alto grau da importância e
de santidade do Altar, cujo objetivo é o de fazer uma nação purificada e santa.
A tenda da Reunião, e a
Arca do Testemunho, o candelabro e todos os objetos da tenda, as vestimentas de
Aarão e dos sacerdotes, são ordenados fazer pelo Eterno, e torna a lembrar
também a santificação do Shabbat com um sinal entre D-us e o povo de Israel e
após isso foram dadas as tábuas da lei, foram dadas a Moshê.
O Povo se Corrompeu com a
Idolatria, devido à demora do reaparecimento de Moshê, no desespero e na falta
de fé, Aarão permitiu fizer um Bezerro de ouro, proclamando-o o seu deus,
festejando e sacrificando à imagem que tinham construído. O Eterno quer
exterminas os judeus e Moshê intervém com a sua suplica para que tal não
suceda, e para que os povos estrangeiros não zombem do Eterno por os ter tirado
do Egito e os ter morto no deserto. Assim D-us escuta Moisés, conduto morreram
perto de 3000 homens. E mais uma parte foi castigada pelo Eterno.
A Tenda do Ensinamento, fora
feira por Moisés fora do acampamento, pelo que o povo se arrependeu, e os que
buscavam a D-us dirigiam-se à tenda, e quando Moisés entrava uma Nuvem pairava
sobre a tenda, como sinal da presença do Eterno.
As novas tábuas da lei, são
talhadas por Moisés e o Eterno revelou-se parcialmente a Moisés, como que a
tranquiliza-lo de que está com ele e o povo. Segue-se o recebimento de toda a
Lei. Moisés ao descer e após ter tido contacto com o Eterno, a sua pele
brilhava pelo que passou a usar um véu no seu rosto quando queria falar com
D-us, aqui temos um sinal da amizade do Eterno que estava com Moisés, e do
sinal claro da promulgação definitiva da Lei e de todas as suas Mitzvot.
Conclusão: Esta
Parashá inicia-se com o recenseamento, que representa a importância dos Filhos
de Israel perante o Eterno, como que numerar na Terra todos os membros do Povo
eleito. Segue-se a purificação do Altar sagrado, da tenda da reunião bem como
das vestes sacerdotais, não só é um povo eleito, mas aqui uma Nação Santa
segundo os desígnios que o Eterno lhes prescreve.
Mas se
por um lado é uma nação santa, por outro é também uma nação de pessoas, seres
humanos comuns, iguais a todos os outros, com fraquezas e limites, pelo que
também pecam, e facilmente esquecem os preceitos divinos, dedicando-se à
Idolatria.
Após
este episódio dramático da Idolatria, há também o lado pedagógico da vontade
Divina em perdoa-lo e exorta-lo ao bom caminho, o Pacto de eleição é de novo
selado, e a Lei e suas Mitzvot definitivamente promulgadas. Doravante não
haviam apenas ex-escravos, nem hebreus comuns, havia um povo Santo e Pecador
que começou a sua caminhada no judaísmo em direção à Terra Prometida.
Shlomo Mordechai Le'al
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