Na noite de 7 de março de 2019, celebra-se o inicio de um novo mês no calendário judaico, sendo a primeira noite do dia 1 de Adar II, pois no judaísmo os dias começam ao por do sol, não à meia-noite.
O calendário judaico é o único que utiliza as duas formas de contagem do tempo, a lunar para os meses e a solar para os anos. A palavra mês em hebraico é Chodesh (pronúncia-se Ródesh pois na transliteração o Ch equivale ao rr), palavra que significa Renovação, já o inicio de um novo mês diz-se Rosh Chodesh (ראש חודש), devido a que a palavra Rosh significa Cabeça, ou principio. Antigamente dizia-se também Yierach (ירח) que significa lua, pois os meses são regidos pela lua e iniciam-se na lua nova.
Devido ao calendário solar judaico apresentar uma diferença de 11 dias de defasagem, pelo que, de tempos em tempos é adicionado o 13º mês, denominado de Adar II, sendo o ano denominado como "ano embolismico".
Considera-se que o nascimento de Moisés terá ocorrido no dia 7 de Adar, sendo também esse o dia do seu memorial (yahrzeit - יאָרצײַט) que quando ocorre o ano embolismico é comemorado no dia 7 de Adar I.
Sem comentários:
Enviar um comentário