quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O Hebraico a Língua Sagrada


O Hebraico, para além da beleza dos seus caracteres, para além de ser a língua do povo judeu, o hebraico deve ser visto como património da humanidade.
Primeiro pela sua antiguidade, depois pela capacidade do povo judeu de recuperar um idioma quase desaparecido, depois de 19 séculos de Diáspora, recuperar a independência e tornar este idioma o oficial de Israel.
Mas há mais, a Kabaláh mostra a importância que o hebraico tem na compreensão mística da Toráh, e que por ser um idioma alfanumérico tendo dimensões diferentes de entendimento, desde o histórico, literal, espiritual e místico. É pois uma língua sagrada, em hebraico diz-se Lashon HaKodesh, não há nenhuma outra como o hebraico.
Esta diferença, somada ao aspecto bíblico, religioso e político, após o a vergonha ocidental do "holocausto" e o incidente como o navio "Exodus" que culminariam na criação do Estado Israelita, levou a que após a independência de Israel, o mundo passasse a ver de outra forma o povo judeu, sua cultura e língua, despertando o estudo do Hebraico, que é a única língua minoritária a ser estudada em todo o mundo, tanto por judeus, como por cristãos e não apenas por teólogos, filólogos como até então teria sido o seu nicho de estudo.
Digo mais, o hebraico não é difícil como parece, é muito agradável desenvolver o estudo gradativo até podermos estudar a Tanakh na sua língua original, e depois de lerem a Bíblia na língua original, o Hebraico, verão os textos sagrados com um novo olhar e entendimento.

Mordechai Lael Ben Avraham

Alfabeto Hebraico


O Alfabeto Hebraico (Alef-Beit) é o alfabeto próprio da língua hebraica, língua semítica do ramo Afro-asiático, com caracteres alfanuméricos, também tidos como sagrados por judeus e cristãos no mundo todo, é composto por 22 letras, sendo que 5 dessas letras, tem formas diferentes no final da palavra, chamadas "sofit", o hebraico não tem vogais, sendo que para se formar uma vogal usa-se a consoante com um sinal diacrítico, que são os sinais "Massoréticos" formando assim as "Nekudot" consoantes com som de vogal, há também duas letras que não têm qualquer som fonético são o Alef א e o Ayn ע.
Existem actualmente quatro versões de escrita hebraica, o hebraico moderno impresso, o manuscrito, o hebraico antigo Rashi e o hebraico da Toráh chamado de Ashurita.



Aarão - O primeiro sumo-sacerdote de Israel

       
        Aarão (אַהֲרֹן) é o nome do primeiro sumo sacerdote da religião judaica, o nome significa "progenitor de mártires", pronunciava-se Arraron.
       Mais conhecido por ser irmão de Moisés e seu maior colaborador (Ex 4,14; 15,20 e 17,8-15; 24,1-11), por Moisés ser gago, D-us faz de Aarão o auxiliar, usando do dom da palavra com a qual D-us o dotou.
       Aarão transformando-se em seu porta-voz diante do Faraó e depois dos israelitas durante os 40 anos de deserto.
       Foi no entanto como Sumo-sacerdote (Cohen Gadol) do D-us de Israel que desenvolveu o seu principal papel por ser membro da tribo de Levi, de quem era neto, filho de Anrão e Joquebed, era irmão mais velho de Moisés e de Miryan que era sua irmã mais velha., (4,14-16.27-30; 5,1-5). Casou-se com Eliseba da tribo de Judá, teve quatro filhos Nadab, Abiu, Eleazar e Itamar.
       Tendo pecado, ao permitir a construção e a idolatria do bezerro de ouro, foi castigado por D-us, tendo o seu sacerdócio ficado caduco (32,1-6.25-29; Nm 12,1-13; At 7,39-41; Hb 7,11-14).
       A tradição sacerdotal vê nele o primeiro Sumo-sacerdote (Ex 29,1-30) e o antepassado da classe sacerdotal (28,1; Lv 1,5).
       Dentro da tribo de Levi, Aarão e seus descendentes,  concentram em si o sacerdócio (Lv 13-14; Nm 18,1-28; Ex 30,19-20).
      

A Idolatria do Bezerro de Ouro

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Chag Sameach Shavuot - חג שמח השבועות

Moshe dando as tábuas da lei ao povo hebreu.
Sete semanas após a segunda noite da Páscoa, no sexto dia do mês hebraico de Sivan, comemoramos Shavuot, que quer dizer exatamente "Semanas" e a transformamos na Festa das Sete Semanas" sendo uma das mais importantes no judaísmo e uma das três festas de peregrinação bíblica. É a festa que sucede 50 dias após a Pessach, contando-se sete semanas e mais um dia, essa é a "Contagem Omer", que representa as semanas que medeiam o tempo que vai da fuga do Egito e da libertação da escravidão até à entrega da Torá dada a Moisés no Monte Sinai, sendo o momento em que Israel se tornou uma nação e que o judaísmo nasce verdadeiramente, com o compromisso de servir a Deus.

Esta festa está associada também à safra de grãos em Israel, denominadas de as sete espécies de frutos e sementes. No antigo Israel, começou a temporada com a colheita da cevada na Páscoa e terminou com a colheita de trigo em Shavuot. 
אֶרֶץ חִטָּה וּשְׂעֹרָה, וְגֶפֶן וּתְאֵנָה וְרִמּוֹן; אֶרֶץ - זֵית שֶׁמֶן, וּדְבָשׁ ('ח' דְּבָרִים ח) "Terra de Trigo e cevada, e videiras, figueiras e oliveiras, o óleo de terra de romã e mel>> (Dt 8:08).

Actualmente em Israel, os kibutzim e os moshavim foram restaurados com base nas cerimónias dos "Bikurim", os "Festivais". Actualmente há celebrações com musicas de coro, cantam-se canções israelitas sobre estas festividades e é feita a bênção das "Sete Espécies de Cereais - שבעת המינים. Assim a Terra de Israel é louvada por estas sete espécies: o trigo, a cevada, as uvas, os figos, romãs, azeitonas e as por fim as tâmaras.(Deuteronómio VIII:8).

Além de se reflectir sobre o Decálogo Mosaico, de se comerem produtos das sete espécies de cereais, é costume fazerem-se nesta festividade refeições lácteas, como queijos, doces lácteos, sorvetes, entre outros, e ainda há o costume de beber quatro pequenas taças de vinho, uma tinto, outra rosé, outra branco e uma outra entre o rosé e o tinto após as bençãos recitadas.


Video sobre "Shavuot"
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