quarta-feira, 8 de junho de 2011

Chag Sameach Shavuot - חג שמח השבועות

Moshe dando as tábuas da lei ao povo hebreu.
Sete semanas após a segunda noite da Páscoa, no sexto dia do mês hebraico de Sivan, comemoramos Shavuot, que quer dizer exatamente "Semanas" e a transformamos na Festa das Sete Semanas" sendo uma das mais importantes no judaísmo e uma das três festas de peregrinação bíblica. É a festa que sucede 50 dias após a Pessach, contando-se sete semanas e mais um dia, essa é a "Contagem Omer", que representa as semanas que medeiam o tempo que vai da fuga do Egito e da libertação da escravidão até à entrega da Torá dada a Moisés no Monte Sinai, sendo o momento em que Israel se tornou uma nação e que o judaísmo nasce verdadeiramente, com o compromisso de servir a Deus.

Esta festa está associada também à safra de grãos em Israel, denominadas de as sete espécies de frutos e sementes. No antigo Israel, começou a temporada com a colheita da cevada na Páscoa e terminou com a colheita de trigo em Shavuot. 
אֶרֶץ חִטָּה וּשְׂעֹרָה, וְגֶפֶן וּתְאֵנָה וְרִמּוֹן; אֶרֶץ - זֵית שֶׁמֶן, וּדְבָשׁ ('ח' דְּבָרִים ח) "Terra de Trigo e cevada, e videiras, figueiras e oliveiras, o óleo de terra de romã e mel>> (Dt 8:08).

Actualmente em Israel, os kibutzim e os moshavim foram restaurados com base nas cerimónias dos "Bikurim", os "Festivais". Actualmente há celebrações com musicas de coro, cantam-se canções israelitas sobre estas festividades e é feita a bênção das "Sete Espécies de Cereais - שבעת המינים. Assim a Terra de Israel é louvada por estas sete espécies: o trigo, a cevada, as uvas, os figos, romãs, azeitonas e as por fim as tâmaras.(Deuteronómio VIII:8).

Além de se reflectir sobre o Decálogo Mosaico, de se comerem produtos das sete espécies de cereais, é costume fazerem-se nesta festividade refeições lácteas, como queijos, doces lácteos, sorvetes, entre outros, e ainda há o costume de beber quatro pequenas taças de vinho, uma tinto, outra rosé, outra branco e uma outra entre o rosé e o tinto após as bençãos recitadas.


Video sobre "Shavuot"

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...