quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

As Horas e os dias na Cultura Judaica Antiga

















O Calendário Judaico vem dos tempos bíblicos, é um calendário lunissolar, ou seja, lunar para os meses e solar para os anos e os dias, visto que o dia rege-se pelo sol, sendo o dia civil iniciado ao por do sol, por isso,
antigamente a contagem das horas durante o dia civil era totalmente diferente de hoje, ou seja, as horas do dia começavam às 7hs da manhã, ora vejamos:

- 1ª hora, era às 7hs;

- 3ª hora, era às 9hs;

- 6ª hora, era ao meio dia;

- 9ª hora, era às 15hs;

- 12ª hora, era às 18 hs, era o fim do dia, como se o tempo cessasse. 

A madrugada era um tempo em que não contavam as horas, tal como fazemos hoje, aliás, até no período do Império Romano, houve um tempo em que durante o Inverno não se contavam dias, semanas ou meses, ou seja, haviam apenas 10 meses de tempo, e depois outros 2 meses de hibernação do tempo.

O estudo dos diferentes calendários é importante, porque os povos influenciaram-se uns aos outros ao longo da História, assim, com a evolução da técnica foi necessário contar o tempo como uma realidade absoluta e não mais como uma ideia abstrata, e isso fez-se sentir mais enfaticamente durante o surgimento da era industrial, a sincronia passou a ditar as regras dentro da fábrica, na vida social, no dia a dia.

No período bíblico, ou civilização hebreia, no que concerne às horas da Madrugada, estas não eram contadas como horas, tal como fazemos hoje que dividimos o dia em 1/24 avos, naquela altura, usava-se a designação de Vigília, essa designação não era tão necessária para a maioria das pessoas que estavam nos seus lares a dormir, mas era útil para as forças de defesa e segurança, daí o termo Vigília, de vigiar. Assim dividiram o tempo em três vigílias:

- Primeira vigília: das 19:00 às 23:00 horas;

- Segunda vigília: das 23:00 às 03:00 horas;

- Terceira vigília: das 03:00 às 07:00 hora.

Os dias da semana no sistema hebraico são nomeados por ordem de sequência, ao contrário de outras culturas como a romana ou grega, entre outras, em que os dias tinham nomes de astros ou de divindades tal como vimos hoje em inglês, espanhol, francês ou italiano entre outras. A nomenclatura sequencial hebraica, foi a adotada pelo latim eclesiástico, e por sua vez influenciou os nomes dos dias da semana em português, assim temos os seguintes dias da semana em Latim, português e em hebraico:
1º dia da semana = Domingo / Dies dominicus - Yom Rishon יוֹם רִאשׁוֹן;
2º dia da semana = Segunda-feira / Secunda feria - Yom Sheni יוֹם שֵׁנִי;
3º dia da semana = Terça-feira / Tertia feria - Yom Shelishi יוֹם שְׁלִישִׁי;
4º dia da semana = Quarta-feira / Quarta feria - Yom Revii יוֹם רְבִיעִי;
5º dia da semana = Quinta-feira / Quinta feria - Yom Hamishi יוֹם חֲמִישִׁי;
6º dia da semana = Sexta-feira / Sexta feria - Yom Shishi יוֹם שִׁשִּׁי;
7º dia da semana = Sábado / Sabbath - Shabbat שַׁבָּת.

Hoje em Israel e praticamente na maioria dos países, usam-se dois calendários, o religioso para as festas, e o gregoriano para o comércio e os negócios. Não há mal algum em usarem-se os dois calendários, muito provavelmente até será de certo modo imperativo fazê-lo, visto que na vida moderna o calendário romano gregoriano perdeu o sentido religioso do paganismo e agora tem meramente um sentido prático para as relações internacionais e as transações comerciais em todo o mundo, até mesmo em Israel, nos países árabes, nos países asiáticos o calendário romano-gregoriano é de uso prático, e serve para unir os povos no que hoje se denomina EC Era Comum, ou de AEC Antes da Era Comum.

Os calendários religiosos regem as festividades e visam manter vivas as tradições, usos e costumes herdados. Se olharmos bem para a história, Sabe-se hoje que o calendário ateniense era o Zodíaco, não se tratava de mera carta astral, mas de datação do tempo, porém hoje faz parte do folclore dos Horóscopos, e as pessoas nem saberão que se tratava do nome dos meses em grego.

Todavia, cada cidade Estado da Grécia Antiga tinha o seu próprio calendário e a sua forma de datação do tempo, mas era mais usual o calendário Ático que nós conhecemos por Zodíaco, esse calendário teve muita influência, que pode ser visto hoje num mosaico no chão das ruínas de uma sinagoga em Israel no tempo da dominação helénica. Portanto ao contrário do que se possa dizer sobre a superstição dos signos zodiacais, a verdade é que se tratava de uma medição do tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...