Talit e Kipá

Talit é um manto de orações, usado pelos judeus, mas não só, mesmo nas igrejas tradicionais cristãs como a católica ou a ortodoxa, as vestes dos padres tem a mesma função do talit, não a de dar importância a quem as usa, mas sim de separar o homem do mundo físico e liga-lo ao mundo espiritual de D-us.

O talit tem várias pequenas franjas os tsitsiot e quatro franjas grandes e cumpridas as tsitsit. Para além de faixas normalmente 5 de cada lado, perfazendo 10 o numero do decálogo, 2 grossas e 3 estreitas, com mais uma ou duas de cor prateada lembrando as bençãos de D-us para o seu povo.

Ao colocar o talit Katan pronuncia-se a seguinte Brachá: Barechi nafshi et A-do-nai. A-do-nai E-lo-hai gadalta meod, hod vehadar Lavashtá. Ote or cassalmá note shamayim cayeria. / Salmos 104:1-2 
Existem dois tipos de talit, o talit Gadol que é o grande e o Talit Katam que é pequeno como um xaile, há um outro tipo de talit que é como uma vestimenta, é chamado tsitsit, é como uma camiseta que tem franjas as chamadas tsitsit, daí o nome e veste-se por baixo da roupa comum. 
 
Kipá, na imagem ao lado direito, tem uma função similar ao talit, a de cobrir a cabeça em sinal da presença de D-us, a chamada Chekináh, cobre a cabeça na parte anterior, podendo ser feita de diferentes materiais, outras religiões além do judaísmo usam kipá, dando-lhe no entanto outro nome tal como no Islão que lhe chamam topi, e na igreja católica que lhe chamam solidéu, sendo usada apenas pelo clero. No judaísmo não há clero e todos os judeus usam tanto o talit como a kipá e os tsitsit.

Tsitsit é a par com o talit, um mitsváh,  que na Toráh afirma o seguinte: "Franjas farás para ti e as porás nos quatro cantos de tua vestimenta com que te cobrires." (Devarim XII:12), cujo objectivo é fazer-nos lembrar que ao tocarmos nos tsitsit que usamos nas nossas roupas, lembramo-nos sempre da presença de D-us e da aliança que fizemos com A-do-nai. 
Curiosamente na Cabaláh os tsitsit tem o valor numérico de 600, de acordo com o valor de cada letra do alfabeto hebraico, somamos então o numero 8 dos fios que um tsitsit tem e mais o numero 5 pelos 5 nós que são dados, logo perfazem o valor numérico de 613 numero igual às Mitsvot, ou seja as tsitsiot tem a função de nos lembrar dos compromisso da toráh e evitar de praticarmos o mal.
Ao se vestir os tsitsitot, deve-se pronunciar a seguinte Brachá: Baruch atá A-do-nai E-lo-hei-nu Meleckh HaOlam, Asher Kedishanu bemitsvotav vetsivanú lehit-Atef beTsitsit.




47 comentários:

  1. muito boa A EXPLICAÇÃO. SHALOM!!!

    ResponderEliminar
  2. Agora entendi melhor, sognificado é abençoador

    ResponderEliminar
  3. Lí só até "não a de dar importância a quem as usa, mas sim de separar o homem do mundo físico e liga-lo ao mundo espiritual de D-us."
    Esta roupa é mesmo sobrenatural, tão poderosa a ponto de ligar o homem a Deus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que você leu só até essa parte, porque você não teria capacidade para entender o restante mesmo. Kkk
      Em nenhum momento o texto diz que essa "roupa"liga o homem a Deus, o texto diz que ela serve para separar o homem do MUNDO FÍSICO e ligar o homem ao MUNDO ESPIRITUAL de Deus. Cairia muito bem em você algumas aulas de português para não ficar parando de ler textos tão interessantes como esse por falta de compreensão das regras gramaticais básicas de interpretação de textos.

      Eliminar
    2. A paz irmãos!
      Como nosso Deus é maravilhoso, sabendo dos nossos multiformes defeitos, fez da sua graça multiforme, para atender a todos, segundo suas necessidades na breve experiência terrena. Toda boa explicação é sempre muito bem vinda, mas nos devemos a ter, que invariavelmente a justificativa para se judaizar os cultos está na prosperidade dos que ainda seguem sem aceitar a Cristo como seu Messias, os quais respeito em suas crenças e costumes, mas devo lembra-los de que a vinda do Cristo, efetivamente, ocorreu pelo manifesto amor de Deus Pai por todos nós, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna.
      E Seu testamento foi, amar a Deus sobre todas as coisas, e a teu próximo como a ti mesmo, como Ele, em vida o fez!
      Estamos livres de de pontos de contato, sejam quais forem, nosso ponto de contato chama-se JESUS; Pois Nele conhecemos a verdade e somos livres.
      Paz e Graça amados.

      Eliminar
    3. Quem sabe sobre a promessa do enviado, O Messias, sabe também que o Mashiach traria a paz plena para todo o mundo.

      Houve antes de Yeshua Ben Yosef e mesmo depois dele, muitos que se declararam ou foram declarados messias, todavia a paz prometida e a redenção de toda a humanidade ainda está por acontecer, é por isso que estamos à espera do Messias sim.

      Que outros povos, religiões ou pessoas aceitem seus lideres como salvadores, é um problema exclusivo desses povos, religiões e pessoas, quanto a nós judeus, ninguém nos poderá dizer vai por ali ou vem por aqui, porque o que nos dirige é somente o Eterno através da Torá.

      Só o Eterno sabe o quando e o como chegará o nosso verdadeiro e único Mashiach.

      Eliminar
    4. Gostei muito de sua explicação! Você me ajudou a conhecer mais sobre as "regras" de nosso D´us, e isso basta! Que Ele te abençõe ricamente!

      Eliminar
    5. Shalom Caro Mário Sérgio, seja bem vindo ao nosso site. Fico imensamente agradecido pela sua mensagem, que é um excelente incentivo para continuar este trabalho. E já agora desejo que D-us também o abençoe grandemente. Shalom VeOr.

      Eliminar
  4. Eu só tenho uma dúvida, por que somente os judeus homens usam kipá????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shalom Mariana, como estás, só hoje li esta mensagem, peço imensa desculpa por isso.
      Mas gostaria de deixar aqui registado que o Kipá, não é uma obrigação judaica, mas é uma tradição que segundo consta, terá se iniciado no cativeiro da Babilónia, quando os judeus sem poder usar os seus Talites, os terão cortado e confeccionado kipás para por na sua cabeça, assim cumpririam o mandamento biblico de usar o talit, visto que o Talit e os tzit-tzit são um mandamento estipulado na Torá e que representa que um homem é circuncidado, ou seja que está de baixo da proteção e segundo as regras da Aliança. Todavia no judaísmo progressista e liberal as mulheres já usam talit e kipá, nomeadamente as Rabbinas.

      Eliminar
  5. Se em 1 coríntios 11 fala pro homem não cobrir a cabeça, porque o judeu ao orar e proferir a bênção todos cobrem a cabeça com Talit.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A orientação constante em Coríntios se aplica aos crentes da cidade de Corinto, e não aos judeus.

      Eliminar
  6. Caro Sr. miguel Alonso, obrigado pela sua mensagem, como sabe este site é feito por judeus e para judeus, mas respeitamos a ideia de os cristãos não taparem a cabeça, bem como respeitamos as tradições, usos e costumes de quaisquer outras religiões, e nem questionamos e nem criticamos as diversas religiões, respeitamo-las todas, tal como gostaríamos de ser respeitados. Nós os judeus mantemos viva a nossa tradição, usos, costumes, e para reforçar a ideia de que os judeus devem cobrir a cabeça, Jesus Cristo que era judeu também cobria a cabeça com o manto de orações na sinagoga.

    Shalom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou Cristão, e não é isso que me impedi de amar os judeus. Amo os Judeus. Tem muito o que ensinar. Afinal de contas a nossa Bíblia tem origem Hebreia, Judaica. Sei que vocês conhecem mistérios, portas para o mundo espiritual de Deus. Peço uma benção (as espirituais sempre serão as mais excelentes) , não do homem, mas de Deus através do homem, não sei qual mas Deus tocará. Como não hábito meu entrar nesse site possa ser que eu não veja alguma resposta. Mas meu número de WhatsApp é 87999093919. Shalom

      Eliminar
  7. O correto pela Lei é que todo como os pastores (sacerdotes) usem o Talit, pois Jesus que veio cumprir todos os mandamentos do Pai usava.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado a todos pelos comentários, contudo o Talit, é um mandamento Toraí dico o seu uso não é facultativo mas sim uma Mitzváh, muito anterior ao movimento judaico iniciado pelos discípulos de Jesus.
    O objetivo é justificar as nossas mitzvot pela sua base original a Torá Sagrada do Eterno.

    ResponderEliminar
  9. Shalom Shalom Muito importante guarda os Mandamentos do Eterno de Israel......

    ResponderEliminar
  10. Oque está escrito em português naquela barra da bainha do Talit?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente é a Benção do Talit, Baruch Ata Ad-nai Eloheinu Melech Haolam, Asher Kideshanu, Bemitzvotav, vetzivanu, Lehitatef Be Tsitsit.
      Bendito és Tu ó meu Senhor e Nosso D-us, que nos santificaste com os teus preceitos, e ordenaste-nos cobrirmo-nos com os Tsitsit (que neste caso é o Talit Gadol - Grande manto)

      Eliminar
  11. Muito bom!
    Obg pela explicação!
    Sou Brasileiro, amo a Israel, amo o povo Judeu.
    Shalom shalom.

    ResponderEliminar
  12. É forte demais , muito espiritual,vou estudar mas sobre este mandamento de Deus , e co.eçarei a usar o manto pois se queremos ser seguidor de cristo sejamos imitadores andemos como cristo andou. Deus abençoe a todos .shalon

    ResponderEliminar
  13. Excelente explicação! Muito interessante saber mais sobre costumes, leis, tradições judaicas etc.
    Não faço parte do povo, mas tenho admiração.

    ResponderEliminar
  14. Muito interessante!
    Parabéns! Sempre muito bom aprender mais das tradições, costumes, leis judaicas etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas suas palavras, são um grande incetivo.

      Eliminar
    2. Amo e oro por Israel. Já tive a honra de celebrar Tabernáculos lá e foi extraordinário!! Todo cristão q ama a Jesus,ama Jerusalém.

      Eliminar
  15. Shalom !!!
    Tenho na minha pequenez aprendido muito com os judeus apesar de não conhecer nenhum pessoalmente (quero ter essa alegria) tenho lido tentado viver uma vida melhor compro livros tais como livro do Esplendor (Zohar) parte do Talmud ( bereshot) sábios como maimonedes Rambam etc...
    Minha oração é que o mundo entenda quem realmente são os judeus para a humanidade.

    ResponderEliminar
  16. Explicações esclarecedoras tho mta admiração pelo povo judeu e sou um apaixonado por Israel embora não ter ido a terra santa viajo por lá através da bíblia meu celular e meus contatos tds tem a bandeira de israel tho outros objetos que remetem a terra santa o irmão poderia me dizer um livro pra eu comprar e aprender mais sobre a cultura e como e em que ocasiões usar o talit e o kipa???? Pois ainda não adiquiri para ñ usa los de forma errada pois sei que são sagrados e tem que usa los de forma correta...... e se possível me dizer como adiquir a torà o livro da lei judaica ..... se o irmão quiser posso te passar o meu zap. ...

    ResponderEliminar
  17. Irmão adorei as explicações tho mta admiração pelo povo judeu e sou um apaixonado por Israel embora não ter ido a terra santa viajo por lá através da bíblia meu celular e meus contatos tds tem a bandeira de israel tho outros objetos que remetem a terra santa gostaria de saber se tem um livro pra eu comprar e aprender mais sobre a cultura e como usar o talit e o kipà pois ainda não adiquiri para ñ usa los de forma errada pois sei que são sagrados e tem que usa los de forma correta se preciso for eu passo o meu contato, em breve estarei instalando uma bandeira de israel aqui no alto da mha casa o irmão Felipe de Freitas Leal pode me ajudar de alguma maneira aguardo o seu retorno e mto obgdo .....

    ResponderEliminar
  18. Tho mta admiração pelo povo judeu e sou um apaixonado por Israel embora não ter ido a terra santa viajo por lá através da bíblia meu celular e meus contatos tds tem a bandeira de israel tho outros objetos que remetem a terra santa o irmão poderia me informar um livro pra eu comprar e aprender mais sobre a cultura e como usar o talit e o kipà pois ainda não adiquiri para ñ usa los de forma errada pois sei que são sagrados e tem que usa los de forma correta se preciso for eu passo o meu contato .....

    ResponderEliminar
  19. Tho mta admiração pelo povo judeu e sou um apaixonado por Israel embora não ter ido a terra santa viajo por lá através da bíblia meu celular e meus contatos tds tem a bandeira de israel tho outros objetos que remetem a terra santa o irmão poderia me informar um livro pra eu comprar e aprender mais sobre a cultura e como usar o talit e o kipà pois ainda não adiquiri para ñ usa los de forma errada pois sei que são sagrados e tem que usa los de forma correta se preciso for eu passo o meu contato .....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shalom, caro amigo, um grande bem haja pela sua admiração ao povo de Iisrael. Quanto ao Talit, é na verdade uma obrigação para os judeus usarem, os povos que não sejam judeus, não têm obrigação de usar. Quanto ao livro, há um Livro intitulado O SER JUDEU, do Rabbi Hayim Halevi Donin.

      Eliminar
  20. boa tarde, irmão gostaria de saber, como se coloca o prendedor no tallit,shalom amado!

    ResponderEliminar
  21. Shalom. Onde na torah tem a descrição de como deve ser confecionado o talit? So encontrei sobre o tzitzit.
    B'mibar (números) 15:37-40

    ResponderEliminar
  22. Felipe A questão do Talit, sendo algo utilizado pelos judeus em suas orações, seria o mesmo utilizado quando Jesus ressuscita a filha de Jairo ? Quando Jesus utiliza a expressão talit Kumi, ele estava utilizando a expressão pelo poder da oração em Deus ou esse Talit que Jesus usa na expressão não é o mesmo...

    ResponderEliminar
  23. Shalom la Rhema

    Sou cristão e tenho uma paixão a tradição judaica, muito lindo os significados das festas, muito lindo a forma que se enquadra o temor ao ETERNO, sempre pesquiso sobre a tradição judaica, sobre as festas, hoje tento por demais em aprender o hebraico, não tive ainda condições em pagar um professor ainda, mas aos poucos vou pesquisando sobre o assunto,agradeço ao D'us o ETERNO por ter essa oportunidade.
    Shalom Shana Tova Guimar Chatma Tova.

    ResponderEliminar
  24. O talit judaico e o mesmo que e usado pra que toca chofar?

    ResponderEliminar
  25. Sim, o talit é usado nos serviços matinais de oração, que seja em comunidade ou em casa.
    Nos dias festivos como Rosh HaShaná, também se usa o talit, e a pessoa que toca o shofar normalmente utiliza o talit.

    ResponderEliminar
  26. Shalom sou cristão mas não sou judeu e queria saber se tem algum problema usa um Talit em minhas orações pois acho lindo e estou aprendendo a respeito desse manto

    ResponderEliminar
  27. Shalom! Queria saber qual é o momento certo de utilizar o talit?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shalom,

      O momento certo para se usar o Talit Gadol, (manto de orações) segundo os preceitos presentes na Halacháh é a manhã, quanto ao Talit katan (vetimenta com os 4 tziziot) é durante o dia, não podendo ser usado à noite.
      Algumas comunidades judaicas modernas, tem o costume e a tradição particular de usarem à noite em celebrações.

      Eliminar
  28. Bom dia não sou judeu mas admiro muito este povo de Deus,gostaria de saber se posso usar o kipa sem ofender a Deus.obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shalom,

      Antes de mais peço desculpa pela demora em responder, motivos de saúde afastaram-me do blog mas já estou a recuperar-me. Obrigado.

      Caro amigo, obrigado pelo seu carinho para com o povo hebreu, saiba que a Torá foi escrita para toda a humanidade e que o Templo sagrado de Jerusalém era também dedicado a toda a humanidade, pois a missão do judaísmo é a luz da Torá para todos os Seres humanos.
      Caso queira usar um kipá, poderá fazê-lo se isso for importante para si. Mas aconselho duas coisas, primeiro tente não usar um que o possa identificar como judeu, use algo diferente, segundo que ser judeu ou passar essa imagem poderá não ser boa ideia numa altura em que o antissemitismo tem vindo a aumentar em todo o mundo. Evite correr riscos desnecessariamente. Talvez usar em casa ou em grupo de amigos seria mais indicado do que usar na rua à vista de desconhecidos.
      Espero ter ajudado.

      Que HaShem o abençoe e ilumine.

      Shalom

      Eliminar
  29. Uma pergunta pfavor,vi um pregador dizer no seu sermão que os cinco nós interno do taliti significa os cincos dedos da mão de Deus,isso procede???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shalom caro leitor.
      Os cinco nós de um tzitzit, representam cinco mandamentos, que com o segundo Tzitzit, formam os dez mandamentos.
      Sendo que são quatro tzitziot, dois estão à nossa frente e outros dois estão atrás de nós no uso do Talit. Assim estamos cercados pelo meorial dos mandamentos e da Aliança com D'us.

      Eliminar
  30. Boa noite,
    Achei o kipá do avô já falecido, do meu marido. E queria fazer uma surpresa.
    Gostaria de saber se posso emoldurar, se existe algum desrespeito se eu fizer isso?
    Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shalom. Obrigado por enviar a sua questão, em relação à Kipá ou qualquer outro elemento de indumentária judaica, não é proibido emoldurar, sobretudo a kipá porque não é um mandamento o seu uso, mas um costume. Mas mesmo que de um objeto de uso obrigatório como o Talit, podem-se emoldurar, ou colocar num expositor para ser visualizado pelos visitantes a um museu ou mesmo a uma residência. Portanto esteja à vontade, está tudo em conformidade.
      Shalom Ve Or (Paz e Luz)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...