Aaron Kodesh - ארון קודש "Arca sagrada", é o lugar mais sagrado dentro de uma sinagoga, é onde se guarda a Sefer Toráh, também chamada de Arca daToráh.
Adam - אדם Adão, o primeiro homem; em geral – homem.
Adar - אדר Décimo segundo mês do calendário judaico (contando a partir do mês de Nissan).
Afikoman - אפיקומן “Sobremesa”; pedaço de matsá tirado no início do sêder e guardado até o final da refeição; é o último alimento a ser ingerido antes do Bircat Hamazon, Bênção de Graças após a refeição – para lembrar as oferendas de Pêssach, que era o último alimento ingerido no sêder, na época do Templo.
Ahava - אהבה amor, afeto.
Ahavat Hashem - אהבת השם Amor a D’us
Ahavat yisrael - אהבת ישראל amor a outro judeu.
Alef - אלפ Primeira letra do alfabeto hebraico.
Aliyá - העלייה ser chamado para a leitura da Torá. Imigração para o retorno a Israel de Judeus. Retorno.
Aleinu - עלינו לשבח oração que conclui cada uma das orações diárias.
Alef-beit - א 'בית Alfabeto hebraico O hebraico, também chamado de Língua Sagrada, possui o alfabeto composto de vinte e dois caracteres. Além de seu fonema, cada caractere tem um valor numérico. A escrita hebraica é da direita para a esquerda.
Amidá - תפילת שמונה עשרה ou Shemonê Esrê Lit. “em pé” ou “dezoito”; prece silenciosa recitada em pé (por isso se chama Amidá), três vezes ao dia. Originalmente continha 18 bênçãos (por isso se chama Shemonê Esrê); depois foi acrescentada uma 19ª bênção, mas o nome original continua.
Amoraím - אמוראים sábios que compilaram a Guemará (Talmud).
Anash membros da comunidade chassídica Lubavitch.
Ano embolísmico - שנה Ano em que ocorre o acréscimo de um mês (sete vezes em cada ciclo de 19 anos) para que o ano lunar se iguale ao ano solar.
Aravót - ערבות ramos de chorão ou salgueiro (do conjunto de plantas que acompanham o lulav e o etróg, em Sucot).
Arca - ארון No local mais sagrado do Templo, “Santos dos Santos” ficava guardada a Arca Sagrada que continha as tábuas da Lei que continha os Dez Mandamentos.
Ashkenazi - אשכנזי Termo utilizado para designar os judeus nascidos na Europa Ocidental, Ashkenazita é o Judeu de origem ashkenazi.
Atsilut - עולם אצילות o “mundo” da emanação.
Av - אב Também chamado “Menachem Av”; quinto mês do calendário judaico (contando a partir do mês de Nissan).
Av melachá - באב מלכה (pl. avot melachot) lit. “trabalho matriz”; 39 trabalhos matrizes que foram utilizados na construção do Santuário no deserto, a partir dos quais nossos sábios derivaram as proibições de trabalho no Shabat.
Avodá - עבודה serviço, trabalho, servir (a D'us); o esforço que isto exige e envolve.
Avót - אבות abreviação de Pirkê Avót, Ética dos Pais.
Avraham - אברהם Abraão, o grande patriarca das nações, judaica, cristãs e islâmica.
E - Aléf vogal
Ein Sof - אין סוף o supremo infinito; D'us.
E-lo-kim - אֱלהִים nome Divino relacionado com a Divindade imanente dentro do mundo (N.I.T.).
Elul - אֱלוּל Sexto mês do calendário judaico (contando a partir do mês de Nissan) e último mês do ano. Em 25 de Elul do “ano zero”, D’us iniciou a criação do Mundo culminando com a criação do homem, seis dias depois, em Rosh Hashaná.
Eretz - ארץ Terra; designação utilizada para descrever Israel: Eretz Israel.
Erev - ערב a tarde anterior a Shabat (erev Shabat), a Pêssach (erev Pêssach) a Yom Tov (erev Yom Tov), etc.
Eruv tavshilin - עירוב תבשילין “mistura de alimentos” especial que torna permissível a preparação (de alimentos, etc.) em Yom Tov para Shabat, quando Yom Tov cai na quinta-feira e sexta-feira ou sexta-feira e Shabat.
Etrog - אתרוג Cidra, fruta cítrica; uma das quatro espécies sobre as quais se recita uma bênção especial na festa de Sucot.
Etsem - עטצֶם “essência”. O âmago; o indivisível.
Êxodo - ואלה שמות Livro da Bíblia que relata a saída dos judeus do Egipto, em hebraico diz-se Velah Shemot e quer dizer “estes nomes”.
na letra ALEF,lá em baixo falando sobre a arca sagrada,lá diz; ``as tábuas da Lei que continha os Dez Mandamentos´´. então não são 613 mandamentos?, quem passa só os 10 mandamentos são cristãos ou judeus?...to confuso.
ResponderEliminarShalom, caro Jhonny Johnson, desculpe a demora em responder. Na verdade são 613 mandamentos, embora o decálogo que está nas Tábuas da Lei, é uma forma de resumir tudo. Mas toda a Torá de BERESHIT (Génesis) a DEVARIM (Deuteronómio) contem mandamentos, num total de 613.
EliminarIrmão, pelo que eu entendi, na bíblia diz que todas essas regras, mandamentos (613) juntamente com os 10. Foram ditas para só o povo hebreu/judeu cumprirem, e pelo que lemos nas escrituras nem todos hebreu/judeus conseguiram cumprir, pois vemos as guerras que perderam e as maldições que caiam sobre esse povo de Deus. Vemos o quanto eles sofreram por desobedecerem esses mandamentos, mas vemos também que muitos tinham livramentos e prosperavam. Nós (goym) devemos aceitar o que é verdade e fazer o que é certo para nós mesmos e para o nosso próximo. Ter um bom caráter esta certo diante dos olhos do criador. Vamos estudar e Shalom.
ResponderEliminarShalom Denise Andrade, desculpe em demorar tanto para responder, uma falha grave da minha parte.
EliminarSim, é verdade, os 613 mandamentos são para os judeus apenas, para os Goyim, há os 7 mandamentos, chamados as Leis de Noé ou Noaídas.
1 - Não Praticar a Idolatria,
2 - Não blasfemar contra D-us,
3 - Não cometer homicídio,
4 - Não roubar,
5 - Não cometer adultério e incesto,
6 - Estabelecer tribunais (promover a justiça)
7 - Não tratar mal os animais
Obrigada meu irmão. Isaías 42 pra você.... parabéns!
Eliminar