quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Saber Ser um bom Judeu / uma boa Judia


Sabem como é ser um verdadeiro judeu ou judia? Ora vejamos:
Nós os judeus sofremos o antissemitismo desde o Império Romano, a Inquisição da Igreja católica e a morte nas fogueiras dessa maldita
 inquisição, não satisfeitos expulsaram-nos, despojaram-nos e em todo o lado sofremos Pogroms, ou em português linchamentos e chacinas, depois veio o Holocausto, e depois do holocausto nem em Israel ficamos em paz.
Ora, se os judeus sofreram dolorosamente tudo isto, logo, todo o judeu ou judia, que julgue, condene, despreze, humilhe ou prejudique outro judeu, saiba que verdadeiramente não é um judeu ou judia, é meramente um(a) reles imitador(a) dos perpetradores da Inquisição, dos pogroms, do holocausto, mas em moldes muito piores, porque se baseiam no ódio ao próprio povo, motivados pela mesquinhez e pela inveja.
O judeu ou judia de verdade, não faz distinção entre retornados, convertidos ou judeus natos, nem faz distinção entre sefarditas, askenazitas, falashas ou yemenitas, ou entre ortodoxos, progressistas ou masorti.
Não sabe distinguir entre ricos e pobres, pelo que o verdadeiro judeu ou a verdadeira judia, alegra-se com todos, alegra-se em ver outros judeus ou judias que retornam às suas origens, acolhe os convertidos, ajuda a todos na mesma caminhada, defende-os, sofre com eles, alegra-se com eles, vibra com eles e festeja com eles.
Portanto, como em tudo na vida, não basta ser, temos que ‘Saber Ser’, e para isso, é preciso o ‘Saber Estar’ e o ‘Saber Fazer’, claro que com fé, ética, bom senso e muito respeito por todos. Isto sim é o doce e verdadeiro espírito que espelha um verdadeiro judeu e uma verdadeira judia.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...