segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Shemá Yisrael 1 - Ouve!

A primeira palavra desta importante oração judaica que aparece em Devarim / Deuteronómio 6:4-9, é "Shemá", שְׁמַע que significa "Ouve!" e o verbo está no imperativo, logo, ouvir a mensagem do Eterno com atenção
é uma Mitzva, um dos principais preceitos e que precede todos os demais, pois para cumpri-los há que conhece-los, e para tal é preciso ouvir, da boca do Mestre para o ouvido do aprendiz.

Ouve! é uma frase imperativa, que também quer dizer: "Presta atenção", para que a tua mente aprenda e cumpra os preceitos. Devido a Isso, lembramos que para escutar com muita atenção uma voz que está longe, ou uma música que nos agrada, muitas fezes fechamos os olhos, e assim concentramos a nossa atenção pelo sentido da audição. Por isso que na primeira frase da oração do Shemá tapamos os olhos. Também é neste sentido que se diz: que a "Kabbalá" é receber, ou seja, recebe-se pelo ouvir, do ouvido para a mente, da mente para o coração e do coração para a ação por toda a vida.

Outra explicação para ouvir com atenção, é o facto de que a Torá estava dividida em duas partes, a Torá Oral escrita e a Torá oral, esta ultima ensinava os preceitos e a sabedoria milenar de geração em Geração, da boca para os ouvidos. A Torá escrita corresponde aos cinco primeiros livros da Tanach e que são denominados de Pentateuco, a partir do Século I, a Torá oral foi compilada no Talmud, composto por 20 volumes, sendo um dos quais o Tratado de Berachot 13b, que fala das bençãos e explica o Shemá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...