terça-feira, 11 de agosto de 2020

Shemá Yisrael - A História de Isaac Shalom


Estamos a editar o Shemá Yisrael, palavra a palavra, e vamos faze-lo em Memoria e Elevação da Alma de Isaac Luís Shalom (Z"L - Zicaron LeBrachá - Bendita seja a sua memória), trata-se de um bebé
que veio por uma curta passagem por este mundo, e nessa curta existencia cumpriu a sua missão. Aqui abaixo transcrevemos na integra o texto enviado pela sua mãe, a Exmª. Srª Lisa da Silva:
A Passagem de Issac e o Shemá Yisrael
"Não sei bem o que dizer sobre o Isaac não querendo dizer somente algumas palavras, mas também não um grande texto... vou tentar...
"Segundo os médicos, o Isaac não ia sobreviver à nascença por causa de um problema de Spina Bifida detectado nas ecografias, mas eu, tendo-me informado sobre a deficiência que ele teria, não me importava, pois eu já amava muito o meu filho e, sobretudo, preferi deixar isso nas mãos de D-us, pois só Ele sabe melhor do que nenhum médico no mundo. Há milagres que os médicos nunca poderão compreenderam...
Então, marcámos uma data para uma cesariana, para o 8° mês e esperei esse dia, obviamente com grande alegria, mas por outro lado, com grande ansiedade, ainda para mais, que os médicos disseram que se ele não respirasse, não lhe fariam reanimação... e aceitei tudo o que me disseram a pensar só na minha fé em D-us.
Afinal, o Isaac nasceu e viveu, e demos-lhe como nome também Luís, que era o nome do meu pai e Shalom que era o nome do pai do meu marido! Mas infelizmente uma ou duas horas depois, vieram me dizer que o caso do Isaac era impossível de operar, comparado a outros casos semelhantes. Então, soube desde o primeiro dia que nunca saberíamos quantas horas, quantos dias ou quantas semanas viveria. A única solução para o caso dele era dar-lhe cuidados paliativos como morfina e coisas do género.
A mim, a única coisa que podia fazer era aproveitar o tempo todo que podia, para estar com ele, e quase nunca o deixar só.
Além disso, ele sempre foi forte como nunca ninguém seria e ficava acordado com os tratamentos mesmo sendo bebé. Ele era tão valente que me dava a força e a coragem de estar com ele não o vendo sofrer. Ele sorria quando eu vinha no quarto dele e que chamava pelo nome “ISAAC” e sorria, quando o pai cantava “Shalom Aleikhem” na parte em que se diz "Hakadosh Baruch Hu"! Era incrível!!!
Finalmente, o Isaac viveu 36 dias tendo nascido no 20/06 e foi embora no 26/07 o 26 estando sempre presente na pequena vida dele. Ele até fez o gesto do “Shemá Yisrael” por ele mesmo, no dia 26 de Tamuz. Eu conhecendo todo o pessoal médico, apareceu nesse dia um que eu nunca tinha visto... Esse médico que estava de guarda disse-nos chamar-se Dr. Hashem. Nós, os pais e o rabino que chamamos sendo quase as últimas horas, ficamos espantados e tivemos de lhe fazer repetir o nome até que ele nos mostrou a sua placa onde se lia Hashem. Graças a esse médico, o Isaac foi embora adormecendo, em paz e sem sofrer nos nossos braços e o Rabino fez-lhe o último “Shemá Yisrael”.
Claro que depois foi muito difícil viver com esta provação de vida, mas como sempre disse, neste infortúnio, vivi a parte mais feliz da minha vida e valeu a pena ter lutado pela nascença dele e ter vivido com ele no hospital.
O Isaac foi a pessoa mais sorridente e mais forte que vi neste mundo, apesar de ser um bebé! Ele era mais do que isso, era provavelmente um anjo que tive a honra e a felicidade de conhecer".

Lisa da Silva (Hagege) 09 de agosto de 2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...