sexta-feira, 13 de maio de 2022

As Bênçãos no Judaísmo

No judaísmo há bênçãos para tudo: Bênçãos para antes de beber, para antes e depois de comer, para quando levantamos, para quando vimos um arco-íris, para a chuva, para antes de dormir, para quando ouvimos boas novidades e para quando ouvimos más notícias, etc.

A razão é simples, é pedagógica: Serve para agradecer, contemplar, louvar e recordar. Este hábito educa-nos e faz-nos lembrar a todo o momento que nada somos além de aprendizes de passagem por esta vida, ou seja, é um caminho para a humildade.

Assim, quando tivermos concluído esta breve passagem e já livres deste invólucro material, seremos todos iguais; Já nada nos divide, nem categoria alguma nos servirá, nem a cor, nem o sexo, nem a classe social, a formação académica, nem mesmo a nacionalidade ou etnia, nem as crenças ou a religião, nada disso nos valerá mais. Seremos absolutamente todos iguais perante o 'Eterno' a que chamamos D-us (quer acreditemos ou não).

Mas há uma coisa que pode diferenciar-nos: É o nosso âmago; ou seja, o que foi o nosso coração, como agimos, como vivemos e como amámos. Por outras palavras, a 'Felicidade' que permitimos a nós e que promovemos aos outros.

Aproveito para desejar-vos um Sábado de Paz, Shabat Shalom! Recordando-vos que o Shabat é um tempo para descansar, comer, conviver, meditar e sempre para amar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...