A Bênção de Cura (Refuáh), é uma das várias bênçãos (Brachot) do
judaísmo, é a oitava bênção a ser recitada na oração da tarde, a "Amidá" que se encontra no livro de orações o Sidur, e recita-se a seguir à Bênção da Redenção, esta oração é retirada do livro de Jeremias, Capítulo XVII e
versículo 14, e é uma das bênçãos que se pede ao longo da semana, é usada
também isoladamente para o pedido de intercessão de HaShem na cura de um
familiar ou amigo doente. Abaixo a oração completa, em hebraico transliterado, português e hebraico na versão sefardita.
Berachá Refuáh
hebraico transliterado
Refaênu Adonai venerafê, hoshiênu venivashêa,
ki tehilatênu áta, vehaale aruchá urefuá shelema lechol macotênu,
ki El mélech rofê neeman verachaman ata. Baruch ata Adonai, rofê cholê amo
Yisrael.
Bênção de Cura
traduzido para português
Cura-nos, Eterno, e seremos curados; socorre-nos e seremos socorridos,
pois que Tu és objeto de nossos louvores. Restaura a nossa saúde e concede-nos
uma perfeita cura a todas as nossas feridas, pois Tu és D’us, Rei, Médico fiel
e misericordioso. Bendito sejas Tu, Eterno, que curas os doentes do Teu povo
Israel.
ברכה רפואה
עברית
רְפָאֵנוּ ה' וְנֵרָפֵא,
הוֹשִׁיעֵנוּ וְנִוָּשֵׁעָה, כִּי תְהִלָּתֵנוּ אָתָּה,
Rosh Hashanáראש השנה , literalmente "primeiro do ano") é o nome dado ao ano-novo no judaísmo. Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês deTishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico. Este ano devido a ser um calendário lunar e não solar, o Ano Novo, calha na quinta feira, dia 05 de Setembro, iniciando-se ao por do sol de quarta-feira, dia 04, começando assim o ano de 5774.
O primeiro dia do Ano Novo é chamado de o aniversário do Mundo, a Coroação da criação Divina, na qual o A-do-nai E-lo-hei-nu, nos terá dado o calendário lunar.
Os judeus comemoram este dia com uma challá redonda, pão trançado mas que neste dia as Challot são feitas especialmente em forma redonda, devido ao facto de simbolizar o circulo anual do calendário, bem como à continuidade e eternidade.
Comece maçã mergulhada em mel, romãs e tâmaras que sendo doces prenunciarão um ano bom para todos, o vinho usado na refeição desta data é doce acompanhando feijão, cabeça de peixe ou peixe com cabeça, bem como se come a romã à sobremesa juntamente com outros doces. Nesta data festiva as pessoas desejam um feliz ano novo dizendo em hebraico "Shana Továh Umetukah" que literalmente quer dizer "Um Ano Bom e Doce"
A Chaláh חלה , pronuncia-se Ráláh (no plural Chalot - Rálót חלות) é um pão trançado, que se produz em geral na sexta feira, para a celebração do Shabbat e dias santos, é também usada para consumo nas refeições de sexta feira à noite, o almoço de Shabbat e o Jantar, após a Havdaláh, quando se voltam a acender as velas nesse dia, e isto por não se poder cozinhar no dia de Shabbat. Abaixo está a receita e os respectivos ingredientes necessários, bem como o video que vos ajudará a ver todo o processo. Ingredientes da Massa
1 pacote de fermento fresco de padeiro de 60 g, 4 ovos (3 para a massa), 7 chávenas de chá (xícaras) de farinha de trigo, 1/2 chávena de chá (xícara) de óleo, ou margarina de culinária, 1 colher (de chá) de sal de mesa, 1/2 chávena de chá (xícara) de açúcar, 2 copos de água morna. Preparação da Challá Dissolver o fermento em água morna, adicionar o açúcar, sal e a metade da farinha. Misturar bem e adicionar o ovo, o óleo ou margarina se preferir e o restante da farinha a pouco e pouco. (Antes da massa ficar espessa, pode-se misturar com a batedeira.) Ponha a massa sobre uma superfície polvilhada de farinha e trabalhe a massa por uns 10 minutos. Só adicionar a farinha se necessário para trabalhar a massa para que não fique pegajosa. Deve trabalhar a massa até que ficar "elástica." Por fim deve por a massa em uma bacia grande, untada com margarina. Vire-a para que a parte de cima também seja untada. Cubra com uma toalha húmida ou envolva uma bacia plástica com a chalá dentro, com um plástico atando as pontas. Deixe crescer em local abrigado por duas horas, sovando-a a cada 20 minutos. Molde os dois pães conforme desejado, pode se fazer trança simples de três pedaços de massa, há a tradicional com 7 pedaços cada, e por fim, coloque-os em formas individuais, ou numa assadeira grande, bem separados um do outro. Deixe crescer até dobrar em tamanho. Pincele os lados de cima e laterais com ovo batido e espalhe sementes de papoila ou de gergelim. Por fim deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até dourarem, na imagem acima à direita a minha Challah feita em Casa. Aqui tem o video de como fazer a Challah usada no Shabbat.
Sim, Havdaláh, é o momento da separação, não de uma separação qualquer, mas de uma separação entre o que é sagrado do que é profano, também é a separação entre a luz e a escuridão, entre o bem e o mal, entre o shabbat e os restantes seis dias da semana. Por isso celebra-se o fim do Shabbat com um ritual lindissimo, repleto de orações e meditação sobre todas estas coisas que acabamos de referir. O que é preciso para se celebrar a Havdaláh? Costumam-se usar acessórios próprios, mas na realidade, até quem nada têm poderá ainda assim celebrar a Havdaláh, através da sua reta intenção de coração. É importante que se tenha em mente que a Havdaláh não é uma obrigatoriedade, mas se queremos agradar ao Eterno então façamos com alegria e retidão, todavia antes temos que ter consciência que o que buscamos na cerimónia de Havdaláh, é forças em D-us, para que possamos recomeçar a semana, e superar a separação da santidade do Shabbat, e dessa alma adicional que nos reveste nesse dia, que se retira com a chegada de Yom Rishom (primeiro dia, domingo) e isso necessita de nascer da vontade sincera do nosso coração. O Vinho, as especiarias e as velas. Contudo para se celebrar a Havdaláh, pode utilizar-se um cálice com um pouco de vinho tinto, um prato com especiarias, como alecrim ou cravinho da índia (algo bem aromático) e uma vela trançada azul e branca, ou três velinhas finas juntas umas às outras, de modo quando acesas os três pavios façam uma só chama. As Orações / Berachás 1º - Ergue-se o vinho e recita-se a "Berachá HaAgafén" Baruch atáh, Adonai, Eloheinu melech haolam, borai peri ha'gafen.
Bendito és Tu, ó D-us, nosso Senhor, Rei do Universo, que separas entre o santo e o profano, entre a luz e a escuridão, entre Israel e as outras nações, entre o sétimo dia e os seis dias da semana. Bendito és Tu, D-us, que separa entre o santo e o profano.
- Após a recitação acima, deseja-se SHAVUA TOV, boa semana!
Hoje no calendário hebraico, celebra-se o Dia em Memória das Vitimas do Holocausto, denominado simplesmente Yom HaShoah (יום השואה), ou seja Dia Do Holocausto. Um dia que não deve ser esquecido por ninguém, e que Nunca Mais Ninguém se atreva! Holocausto Nunca Mais! diz-se em hebraico, HaShoah Leolam Lo Od (השואה לעולם לא עוד)
Caro aluno (talmid - תלמיד), depois de tanto tempo parados, eis que voltamos, no entanto foi lançado no facebook uma página, exclusivamente para o aprendizado do hebraico, denominada por Aprendendo Hebraico, conta já com alguns seguidores, esperamos que o caro leitor venha juntar-se a nós neste projeto. Inicialente foram lançados nessa página as lições que publicamos aqui, agora fizemos o inverso, vamos publicar no blog, as atividades da página acima citada, através dos FlashCards, entretanto produzidos para o devido efeito.
A lição de hoje é sobre os Pronomes Pessoais em Hebraico, que tem formas diferenciadas para o feminino e o masculino ora vejamos.
Eis um dos Flash Cards, utilizados na página do facebook, Aprendendo Hebraico, doravante encontra-los-á aqui neste blog, complementando o aprendizado.
Uma incrível descoberta; Em Dezembro de1928,uma equipa de trabalhodokibbutzBethAlphaestava a cavarum canal de drenagemquandoalguns pedaços de um mosaicocomeçaram a aparecer nas cargas das suas pás.
No painelquadradodo mosaicoAlphaBethtem uma rodado zodíaco comos 12símbolos e nomesdo zodíaco, rodeados por quatro figuras femininasnos cantos, identificando as estações doano.
Muitos dos símbolosincluídos no painelde mosaicosuperior reafirmam anatureza judaica dasinagoga deBethAlpha: a Arca da Aliançano centro (Aron Kodesh), luz eterna(ner tamid), dois candelabrosde sete braços(menorot; plural, menorah), fronda da palma(lulav), cidra (etrog), e uma pá deincenso (Mahta). Estas imagens formam uma espécie de painel identificativa da sinagoga.
Na parte inferior dopainel retangular, mais perto da porta, a históriafamiliar deGênesis22 érepresentada nomosaico.Abraãoestá se preparando parasacrificar seu filhoIsaac (à direita) como a mãode D’us o alcançado céu parao impedir de concluir o acto..Perto está umcarneiro que é apanhado pelos seus chifresnum matagal,naextrema-esquerda é um servo queespera como burro.Este tipo decenaé conhecidocomo um painel dosantepassadosjustos eé encontrada em váriosmosaicos de outrassinagogas. (ver imagens abaixo)
Na parte inferior dopainel retangular, mais perto da porta, a históriafamiliar deGênesis22 érepresentada nomosaico.Abraãoestá se preparando parasacrificar seu filhoIsaac (à direita) como a mãode D’us o alcançado céu parao impedir de concluir o acto..Perto está umcarneiro que é apanhado pelos seus chifresnum matagal,naextrema-esquerda é um servo queespera como burro.Este tipo decenaé conhecidocomo um painel dosantepassadosjustos eé encontrada em váriosmosaicos de outrassinagogas.
Outroimpressionantemosaicofoi descobertona sinagogade Tiberíades Hamate.Este contémuma rodado Zodíacolindamente executada (interrompida por uma paredemais tarde colocadaem cima da mesma)e um painel desinagoga, mas não se refere a nenhum tema dos antepassadosjustos.
No painelde mosaico deTiberíadesHamate, está dentro de um quadrado, a rodado Zodíaco e os quatro cantos são marcadoscom representaçõesdas quatro do ano,como pode ser vistoaqui.
Asinagoga deEin Gedicontémum mosaico queé ainda maiscompleto do queos deBethAlphae TiberíadesHamate, embora relativamente simplesna decoração.Todos os elementosusuais sãoactuais, e algunsnovos, mas na forma escrita, em vez de representaçõesfigurativas.
Inscrições, em vez de imagens,cobrem o chãodo mosaico da sinagoga EinGedi. Todos ossignos do Zodíacoestão listados(epela primeira vezcom os mesescorrespondentes docalendário hebraico), bem como uma longa lista deantepassadosjustos, desde Adão, Seth e Enos,a Abraão,Isaace Jacó, Hananias, Misael eAzarias.
Asinagoga deZippori(Séforis), tem a mais recentedas descobertas de mosaicosdo Zodíaco, embora, infelizmente, não esteja bem preservado. No centroda rodado Zodíaco, Helios, a dirigir a sua carruagem de quatro cavalos, mas mais do que a figurade um homem, D’us é descrito como o próprio sol. Autora: Ziva David, em:
Juntos, coração com coração, Abrir-nos-emos e veremos, A luz do céu. Juntos, coração com coração, Abrir-nos-emos com esperança, Para o amor. Quando o coração se abre, Cobre o Mundo, e com grande clamor, Canta o amor. Dizem que tudo é possível, Não é demasiado tarde, o amanhecer chega, E tempo de amar. Juntos, coração com coração, Abrir-nos-emos e veremos, A luz do céu. Juntos, coração com coração, Abrir-nos-emos com esperança, Para o amor. E somente quando cremos, Sem nenhuma falsidade, o caminho faz-se Numa canção de amor. Yachad, Shir LaAhavá (Juntos, Canção para o Amor) Música: Gili Liber Letra: Ayelet Tzioni e Gili Liber Interpretes: Banda Gaya Yachad, Shir LaAhava (Juntos, Canção para o Amor) Música: Gili Liber Letra: Ayelet Tzioni e Gili Liber Interpretes: Banda Gaya
É já nesta sexta-feira à noite, que se inicia a Festa das Luzes, o Hanukkah de 5773, juntamente com o Shabbat do dia 24 de Kislev, e nesse sentido o blog "Conhecer o Judaísmo" vem desejar a todas as famílias, a todas as comunidades judaicas do Mundo, de Israel as antípodas da Nova Zelândia, a todos as judias e judeus de língua Portuguesa, em todos os continentes um Feliz Hanukkah de 5773.
Dia 25 e 26 de Setembro que equivalem aos nono e décimo dias do mês de Tishrei, comemora-se o "Dia do Perdão" em Hebraico Yom Kipur יום כיפור, e devemos comemorar esse dia em espírito de contrição, da auto-análise mas também de perdão pleno perante o nosso semelhante, promovendo assim a concórdia.O Rabbi Rambam, cujo verdadeiro nome é Moisés Maimonides escreveu o seguinte sobre o Yom Kipur:: "É o dia de arrependimento para todos, para o indivíduo e para a comunidade; é o tempo do perdão para Israel. Por isso todos são obrigados a se arrepender e a confessar os erros em Yom Kipur". A origem da comemoração é do tempo de Moisés, que após o pecado do Bezerro de ouro, tendo Moisés orado, fazendo com que no dia dez de Tishrei, D'us concedesse o pleno perdão ao povo judeu.Teshuvá, quer dizer arrependimento, ou o retorno do judeu ao bom caminho, no Yom Kipur o povo judeu e D-us estão unidos. Mas esta união com D-us não está limitado a esta festa, há mais festividades judaicas que com efeito também buscam essa união. A teshuva é algo que deve-se buscar todos os dias, e o objectivo máximo da nossa existência é a união com D-us.
Entre os meses de julho e agosto do Calendário Gregoriano, ou da EC Era Comum, ocorre o dia 15 do Mês de Av, do calendário judaico, onde no qual se celebra a festa de "Tu BeAv", ou mais precisamente o "Dia dos Namorados judaico", a par com o Yom Kipur, um dos dias mais importantes do judaísmo, e é festejado desde os tempos bíblicos, mesmo sendo pouco conhecido pela maioria das pessoas, é basicamente um dia que celebra o Amor, inicialmente era comemorado a partir do segundo Templo, para comemorar a colheita das uvas, no portanto desde o profeta Meemias, é no entanto para a visão actual o festival dos Namorados de Israel, entenda-se Israel como um povo não apenas como país. Daí que o Talmud dizia que na festa da colheita da uva, as jovens de Israel, em idade de escolher noivo, saíam para os vinhedos vestidas de branco para escolher o seu Siduch ou futuro Baal.
Os sionistas gostam de todos os Judeus, os comunistas gostam de todos os Judeus, os socialistas gostam de todos os Judeus, os anarquistas gostam de todos os Judeus, Todos gostam de todos os Judeus. Diz o povo, Devagarinho ...
- Tal como é o mundo, assim sou eu - diz o povo. Como é o mundo? Assim: um pouco de terra, um pouco de água, um pouco de ar, um pouco de fogo; o resto, areia.
- Assim sou eu - diz o povo - tal como é o mundo. Um rebento de sionismo, uma chispa de comunismo, uma gota de socialismo, um sopro de anarquismo; o resto, areia.
- De tudo um pouco - diz o povo - tal como o mundo, assim sou eu. Ai de um mundo todo fogo, todo água, todo pó, todo ar! Um pouco de yddish, um pouco de hebraico, um pouco de religião, um pouco de livre-pensamento; o resto, areia.
O Povo judaico é velho como o mundo e sábio como o mundo.
Retirado do Livro "Contos Judaicos de Sempre" de Beatriz Borovich - Editora Ulmeiro.
No dia 16 de Julho pela manhã, e sob orientação dos oficiais nazistas, que obtiveram de França a mais vergonhosa colaboração, tendo sido feita a maior prisão em massa, já mais vista, num total de 13.000 judeus, tendo sido depois enviados para campos de concentração, sob controle dos alemães, e mais tarde muitos viriam a morrer no maior extermínio que a humanidade alguma vez presenciou. Foi precisamente neste dia, que há 68 anos se praticou este crime hediondo, tendo como primeiro campo de concentração o Vélodrome d'Hiver.Facto este que inspirou um filme, La Rafle de Roselyne Bosh, é de suma importância, porque este filme é um testemunho, ao mundo e às gerações vindouras, revelendo os horrores do antissemitismo, o Mundo em que vivemos, não pode esquecer nunca.A verdade sobre o preconceito sob qualquer forma, quer seja de carácter religioso, político, classe social, cor, sexo, nacionalidade ou outro qualquer deve ser denunciada, pois não é normal nem exeguível que os Seres Humanos, possam dar-se ao luxo de negar o direito a que cada membro da Humanidade, algo que é inerente à conlusão da dignidade de todos nós.
O ISCSP Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, está a promover nos dias 15 e 16 de maio, a partir das 19hs sessões, com o título "Aulas Abertas Sobre Conflitos no Médio Oriente" que são integradas no curso de pós-graduação em Estudos do Médio Oriente.
As aulas iniciam dia 15 de maio, tendo sido convidados para o efeito, e com a presença confirmada do diplomata israelita Lior Keinan, que é também conselheiro da Embaixada de Israel em Lisboa, na quarta-feira será terá a presença de Hamdi Loza, embaixador do Egito e de Mufeed Shami, embaixador da Autoridade Palestiniana. Os diplomatas dos respectivos países, discursam sobre os pontos de vista no intuito de exporem a sua visão sobre o tema. A organização destas aulas abertas é feita por Marta Mucznik, Marina Pignatelli e Teresa de Almeida e Silva. Um evento a não perder com entrada livre, no piso 2 sala 7 no edifício do ISCSP no Polo Universitário da Ajuda.
Dia 27 de Nissan no calendário judaico, é o dia de memória do holocaustos, Yom HaShoah, em que se recorda o maior genocídio, motivado por preconceitos religiosos e étnicos contra um povo, o povo judeu,יום הזיכרוןלשואה ולגבורה, que literalmente que dizer Yom HaZikaron laShoah ve-laGvura o Dia da Memória do Holocausto e dos Heróismo. Um povo que durante dois mil anos, sofreu muitos holocaustos, perseguições, difamações e preconceitos, que nos levaram a defender o sionismo como unica saída possivel para nos livrarmos de todos esses males.
O anti-semitismo ainda não acabou, nem devemos estar à espera que acabe, tal como a liberdade não se ganha, conquista-se, nesse sentido não temos que esperar que os outros nos aceitem e nos compreendam, lembremo-los do holocausto, das mais de 6 milhões de vitimas judias, criança, homens, mulheres e idosos, todos por um unico motivo , terem sido judeus. Ninguém nos tira o que somos, ser judeu não é fruto da vontade, mas da graça divina, é HaShem quem nos fez sermos judeus e nos deu a Torá por missão. Lembrem a todos a Shoah, lembrem ao mundo , que a paz depende do coração dos homens, não da humilhação do mais fraco.
Votos de uma feliz Festa da Páscoa - Hag Sameach Pessach neste dia 14 do mês de Nissan e do ano judaico de 5772, a todas as comunidades judaicas espalhadas por todo o mundo e em particular aos nossos irmãos, e suas comunidades nos países de língua oficial portuguesa. Pessach é por excelencia a festa da liberdade e da libertação do cativeiro do Egito, o inicio da aliança com Moisés e o grande fundamento para a civilização da humanidade, através de um povo que jamais desistiu de crer e de esperar em HaShem e na sua Toráh, mesmo nos momentos mais dificeis, mesmo com todas as perseguições, dos romanos à inquisição, dos desterros ao holocausto, sofrendo por milénios, o povo judeu não desistiu no entanto de ter esperança, dizendo e repetindo em cada "Pessach" e de geração em geração, com perseverança e fé: "Para o ano que vêm em Jerusalém!", HaShem ouviu o seu clamor, e hoje Jerusalém e o Estado de Israel são uma realidade da sua prova de fé e perseverança bem como da vontade de D-us. Shalom Aleichem e Hag Sameach Pessach Mordechai Lael Ben Avraham.
Antes de mais, não podemos deixar acabar janeiro sem falarmos de uma das mais belas festas judaicas, que aconteceram a 15 do mês de Shevat, é a Festa das Árvores, o Tu BiShevat que em hebraico é ט"ו בשבט.
Foi o dia que assinalou o início de um "Ano Novo das Árvores", acontece entre a segunda quinzena de janeiro ou a primeira do mês de fevereiro no calendário da Era Comum, ou gregoriano.
No dia de Tu BiShevat, comemora-se principalmente plantando árvores, comendo frutas como uvas e romãs, pães de cereais como trigo, cevada, aveia, e comem-se frutos secos, como tâmaras, nozes, entre outros, em particular as sete espécies de frutos específicos na "Torá".
É sobretudo num mundo em desflorestação, degradação ecológica e em que as massas não vêm esta realidade o judaísmo presta um grande serviço à Humanidade promovendo a consciência pela plantação de árvores e pelo respeito pela natureza, cabe a cada um de nós, a missão de tornar a Terra um melhor jardim. Assim respeitamos a obra do Eterno D-us.
Dia 27 de Janeiro de 2012, é o Dia Internacional em Memória das Vitimas do Holocausto, cometido pelo regime nazista. Dos 6 milhões de Quedoshim (santos mártires) muitas almas deixaram de prosseguir o curso de suas vidas, de fazer parte da criação diária que a cada um de nós HáShem nos concedeu. Honrar os que morreram, crianças, jovens e idosos, mulheres e homens, sefarditas e asquenazis, ortodoxos e conservadores, de todas as partes da europa ocupada, foram arrancados à vida, para um sofrimento inqualificável. Não permitamos nunca que isto volte a acontecer, nem ao nosso povo, nem aos nossos amigos e nem aos nossos inimigos. Que a paz prevaleça, e que a justiça sobreviva sempre para o bem de todos. O Primeiro Ministro Israelita Benjamin Netanyahu afirmou: "O desejo de destruir o povo judeu permanece, o que mudou foi a capacidade de nos defendermos!" Holocausto Nunca Mais!!!
Ciência existente apenas no judaísmo e na língua hebraica, a "guematria" é a ciência judaica da codificação bíblica, é um método hermenêutico de análise das palavras bíblicas em hebraico, atribuindo-lhes um valor numérico definido a cada letra. Conhedida ainda pelo nome de "numerologia judaica" e está patente na Toráh (Pentateuco) há mais de 3.300 anos.pelo valor numérico de cada letra, para os misticos cabalistas judeus, a Toráh tem para além do seu sentido literal, um sentido mistico escondido nos numeros de cada palavra, qual um código, fazendo diferentes conexões e extraindo da Palavra Divina uma revelação, ou um sentido mais aprofundado para os espiritualistas.