segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Bênção de Cura - Berachá Refuáh

A Bênção de Cura (Refuáh), é uma das várias bênçãos (Brachot) do judaísmo, é a oitava bênção a ser recitada na oração da tarde, a "Amidá" que se encontra no livro de orações o Sidur, e recita-se a seguir à Bênção da Redenção, esta oração é retirada do livro de Jeremias, Capítulo XVII e versículo 14, e é uma das bênçãos que se pede ao longo da semana, é usada também isoladamente para o pedido de intercessão de HaShem na cura de um familiar ou amigo doente. Abaixo a oração completa, em hebraico transliterado, português e hebraico na versão sefardita.

Berachá Refuáh
hebraico transliterado

Refaênu Adonai venerafê, hoshiênu venivashêa,
ki tehilatênu áta, vehaale aruchá urefuá shelema lechol macotênu, ki El mélech rofê neeman verachaman ata. Baruch ata Adonai, rofê cholê amo Yisrael.

Bênção de Cura
traduzido para português

Cura-nos, Eterno, e seremos curados; socorre-nos e seremos socorridos, pois que Tu és objeto de nossos louvores. Restaura a nossa saúde e concede-nos uma perfeita cura a todas as nossas feridas, pois Tu és D’us, Rei, Médico fiel e misericordioso. Bendito sejas Tu, Eterno, que curas os doentes do Teu povo Israel.

ברכה רפואה
עברית

רְפָאֵנוּ ה' וְנֵרָפֵא, הוֹשִׁיעֵנוּ וְנִוָּשֵׁעָה, כִּי תְהִלָּתֵנוּ אָתָּה,
וְהַעֲלֵה אֲרוּכָה וּמַרְפֵּא לְכָל-תַּחֲלוּאֵינוּ וּלְכָל-מַכְאוֹבֵינוּ וּלְכָל-מַכּוֹתֵינוּ.
כִּי אֵל רוֹפֵא רַחֲמָן וְנֶאֱמָן אָתָּה.
בָּרוּךְ אַתָּה ה', רוֹפֵא חוֹלֵי עַמּוֹ יִשְׂרָאֵל.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Feliz Ano Novo Judaico - Rosh HaShaná

Rosh Hashaná ראש השנה , literalmente "primeiro do ano") é o nome dado ao ano-novo no judaísmo. Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês deTishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico. Este ano devido a ser um calendário lunar e não solar, o Ano Novo, calha na quinta feira, dia 05 de Setembro, iniciando-se ao por do sol de quarta-feira, dia 04, começando assim o ano de 5774.
O primeiro dia do Ano Novo é chamado de o aniversário do Mundo, a Coroação da criação Divina, na qual o A-do-nai E-lo-hei-nu, nos terá dado o calendário lunar.
Os judeus comemoram este dia com uma challá redonda, pão trançado mas que neste dia as Challot são feitas especialmente em forma redonda, devido ao facto de simbolizar o circulo anual do calendário, bem como à continuidade e eternidade.
Comece maçã mergulhada em mel, romãs e tâmaras que sendo doces prenunciarão um ano bom para todos, o vinho usado na refeição desta data é doce acompanhando feijão, cabeça de peixe ou peixe com cabeça, bem como se come a romã à sobremesa juntamente com outros doces.

Nesta data festiva as pessoas desejam um feliz ano novo dizendo em hebraico "Shana Továh Umetukah" que literalmente quer dizer "Um Ano Bom e Doce"


Mordechai Lael Ben Avraham




Receita de Chaláh - מתכון לחלה

A Chaláh חלה , pronuncia-se Ráláh (no plural Chalot - Rálót חלות) é um pão trançado, que se produz em geral na sexta feira, para a celebração do Shabbat e dias santos, é também usada para consumo nas refeições de sexta feira à noite, o almoço de Shabbat e o Jantar, após a Havdaláh, quando se voltam a acender as velas nesse dia, e isto por não se poder cozinhar no dia de Shabbat.

Abaixo está a receita e os respectivos ingredientes necessários, bem como o video que vos ajudará a ver todo o processo.

Ingredientes da Massa

1 pacote de fermento fresco de padeiro de 60 g,
4 ovos (3 para a massa),
7 chávenas de chá (xícaras) de farinha de trigo,
1/2 chávena de chá (xícara) de óleo, ou margarina de culinária,
1 colher (de chá) de sal de mesa,
1/2 chávena de chá (xícara) de açúcar,
2 copos de água morna.

Preparação da Challá

Dissolver o fermento em água morna, adicionar o açúcar, sal e a metade da farinha. Misturar bem e adicionar o ovo, o óleo ou margarina se preferir e o restante da farinha a pouco e pouco. (Antes da massa ficar espessa, pode-se misturar com a batedeira.)
Ponha a massa sobre uma superfície polvilhada de farinha e trabalhe a massa por uns 10 minutos. Só adicionar a farinha se necessário para trabalhar a massa para que não fique pegajosa. Deve trabalhar a massa até que ficar "elástica."

Por fim deve por a massa em uma bacia grande, untada com margarina. Vire-a para que a parte de cima também seja untada. Cubra com uma toalha húmida ou envolva uma bacia plástica com a chalá dentro, com um plástico atando as pontas. Deixe crescer em local abrigado por duas horas, sovando-a a cada 20 minutos.

Molde os dois pães conforme desejado, pode se fazer trança simples de três pedaços de massa, há a tradicional com 7 pedaços cada, e por fim, coloque-os em formas individuais, ou numa assadeira grande, bem separados um do outro. Deixe crescer até dobrar em tamanho. Pincele os lados de cima e laterais com ovo batido e espalhe sementes de papoila ou de gergelim. Por fim deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até dourarem, na imagem acima à direita a minha Challah feita em Casa.

Aqui tem o video de como fazer a Challah usada no Shabbat.

domingo, 25 de agosto de 2013

Havdaláh - O Momento da "Separação"

Sim, Havdaláh, é o momento da separação, não de uma separação qualquer, mas de uma separação entre o que é sagrado do que é profano, também é a separação entre a luz e a escuridão, entre o bem e o mal, entre o shabbat e os restantes seis dias da semana.

Por isso celebra-se o fim do Shabbat com um ritual lindissimo, repleto de orações e meditação sobre todas estas coisas que acabamos de referir.

O que é preciso para se celebrar a Havdaláh? Costumam-se usar acessórios próprios, mas na realidade, até quem nada têm poderá ainda assim celebrar a Havdaláh, através da sua reta intenção de coração.

É importante que se tenha em mente que a Havdaláh não é uma obrigatoriedade, mas se queremos agradar ao Eterno então façamos com alegria e retidão, todavia antes temos que ter consciência que o que buscamos na cerimónia de Havdaláh,  é forças em D-us, para que possamos recomeçar a semana, e superar a separação da santidade do Shabbat, e dessa alma adicional que nos reveste nesse dia, que se retira com a chegada de Yom Rishom (primeiro dia, domingo) e isso necessita de nascer da vontade sincera do nosso coração. 

O Vinho, as especiarias e as velas.

Contudo para se celebrar a Havdaláh, pode utilizar-se um cálice com um pouco de vinho tinto, um prato com especiarias, como alecrim ou cravinho da índia (algo bem aromático) e uma vela trançada azul e branca, ou três velinhas finas juntas umas às outras, de modo quando acesas os três pavios façam uma só chama.

As Orações / Berachás

1º - Ergue-se o vinho e recita-se a "Berachá HaAgafén"
Baruch atáh, Adonai, Eloheinu melech haolam, borai peri ha'gafen.


בָּרוּךְ אַתָּה יְיָ, אֱלֹהֵֽינוּ מֶֽלֶךְ הָעוֹלָם, בּוֹרֵא פְּרִי הַגָּֽפֶן

Bendito és Tu, ó Deus, nosso Senhor, Rei do Universo, Criador do fruto da videira.
- e bebe-se um pouco do vinho.

2º - Ergue-se o prato com as especiarias e recita-se a "Berachá boray minay vesamim"
Baruch atah, Adonai, Elohaynu melech ha'olam, boray minay vesamim.

בָּרוּךְ אַתָּה יְיָ, אֱלֹהֵֽינוּ מֶֽלֶךְ הָעוֹלָם, בּוֹרֵא מִינֵי בְשָׂמִים

Bendito és Tu, ó D-us, nosso Senhor, Rei do Universo, Criador dos diferentes especiarias.
- cheira-se as especiarias, lembrando a toda a criação de D-us.

- Ergue-se as velas de Havdalá, e recita-se a "Berachá Oray HaAgush"
Baruch atah, Adonai, Elohaynu melech ha'olam, boray me'oray ha'aysh.

בָּרוּךְ אַתָּה יְיָ, אֱלֹהֵֽינוּ מֶֽלֶךְ הָעוֹלָם, בּוֹרֵא מְאוֹרֵי הָאֵשׁ

Bendito és Tu, ó D-us, nosso Senhor, Rei do Universo, Criador das luzes do fogo.
- acende-se a vela de Havdaláh, ou as três velinha juntas.

4º - Após isso tudo, recita-se a benção de Havdaláh, ou "separação"
Baruch atah, Adonai, Elohaynu melech ha'olam, hamavdil bayn kodesh lechol bayn or lechoshechbayn Yisrael la'amim bayn yom hashevi'i leshayshet yemay hama'aseh. Baruch atah, Adonai, hamavdil bayn kodesh lechol.

בָּרוּךְ אַתָּה יְיָ, אֱלֹהֵֽינוּ מֶֽלֶךְ הָעוֹלָם, הַמַּבְדִיל בֵּין קֹֽדֶשׁ לְחוֹל, בֵּין אוֹר לְחֹֽשֶׁךְ, בֵּין יִשְׂרָאֵל לָעַמִּים, בֵּין יוֹם הַשְּׁבִיעִי לְשֵֽׁשֶׁת יְמֵי הַמַּעֲשֶׂה. בָּרוּךְ אַתָּה יְיָ, הַמַּבְדִיל בֵּין קֹֽדֶשׁ לְחוֹל

Bendito és Tu, ó D-us, nosso Senhor, Rei do Universo, que separas entre o santo e o profano, entre a luz e a escuridão, entre Israel e as outras nações, entre o sétimo dia e os seis dias da semana. Bendito és Tu, D-us, que separa entre o santo e o profano.
- Após a recitação acima, deseja-se SHAVUA TOV, boa semana!

domingo, 7 de abril de 2013

Hebraico - Yom HaShoah

Hoje no calendário hebraico, celebra-se o Dia em Memória das Vitimas do Holocausto, denominado simplesmente Yom HaShoah (יום השואה), ou seja Dia Do Holocausto.
Um dia que não deve ser esquecido por ninguém, e que Nunca Mais Ninguém se atreva!
Holocausto Nunca Mais! diz-se em hebraico, HaShoah Leolam Lo Od (השואה לעולם לא עוד)


Lição 5 - Pronomes Pessoais

Caro aluno (talmid - תלמיד), depois de tanto tempo parados, eis que voltamos, no entanto foi lançado no facebook uma página, exclusivamente para o aprendizado do hebraico, denominada por Aprendendo Hebraico, conta já com alguns seguidores, esperamos que o caro leitor venha juntar-se a nós neste projeto.
Inicialente foram lançados nessa página as lições que publicamos aqui, agora fizemos o inverso, vamos publicar no blog, as atividades da página acima citada, através dos FlashCards, entretanto produzidos para o devido efeito.

A lição de hoje é sobre os Pronomes Pessoais em Hebraico, que tem formas diferenciadas para o feminino e o masculino ora vejamos.



Eis um dos Flash Cards, utilizados na página do facebook, Aprendendo Hebraico, doravante encontra-los-á aqui neste blog, complementando o aprendizado. 


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Mosaicos do Zodiaco em Algumas Sinagogas Antigas I

Uma incrível descoberta; Em Dezembro de 1928, uma equipa de trabalho do kibbutz Beth Alphaestava a cavar um canal de drenagem quando alguns pedaços de um mosaico começaram a aparecer nas cargas das suas pás.

No painel quadrado do mosaico Alpha Beth tem uma roda do zodíaco com os 12 símbolos e nomes do zodíaco, rodeados por quatro figuras femininas nos cantos, identificando as estações do ano.

Muitos dos símbolos incluídos no painel de mosaico superior reafirmam a natureza judaica da sinagoga de Beth Alpha: a Arca da Aliança no centro (Aron Kodesh), luz eterna (ner tamid), dois candelabros de sete braços (menorot; plural , menorah), fronda da palma (lulav), cidra (etrog), e uma pá de incenso (Mahta). Estas imagens formam uma espécie de painel identificativa da sinagoga.

Na parte inferior do painel retangularmais perto da porta, a históriafamiliar de Gênesis 22 é representada no mosaico. Abraão está se preparando para sacrificar seu filho Isaac (à direita) como a mão de D’us  o alcança do céu para o impedir de concluir o acto.. Perto está um carneiro que é apanhado pelos seus chifres num matagal, naextrema-esquerda é um servo que espera com o burro. Este tipo decena é conhecido como um painel dos antepassados ​​justos e é encontrada em vários mosaicos de outras sinagogas. (ver imagens abaixo)

Na parte inferior do painel retangularmais perto da porta, a históriafamiliar de Gênesis 22 é representada no mosaico. Abraão está se preparando para sacrificar seu filho Isaac (à direita) como a mão de D’us  o alcança do céu para o impedir de concluir o acto.. Perto está um carneiro que é apanhado pelos seus chifres num matagal, naextrema-esquerda é um servo que espera com o burro. Este tipo decena é conhecido como um painel dos antepassados ​​justos e é encontrada em vários mosaicos de outras sinagogas.
Outro impressionante mosaico foi descoberto na sinagogade Tiberíades Hamate. Este contém uma roda do Zodíaco lindamente executada (interrompida por uma parede mais tarde colocada em cima da mesma) e um painel de sinagoga, mas não se refere a nenhum tema dos antepassados ​​justos.
No painel de mosaico de Tiberíades Hamate,  está dentro de um quadrado, a roda do Zodíaco e os quatro cantos são marcados com representações das quatro do ano, como pode ser visto aqui.
A sinagoga de Ein Gedi contém um mosaico que é ainda mais completo do que os de Beth Alpha e Tiberíades Hamate, embora relativamente simples na decoração. Todos os elementos usuais são actuais, e alguns novos, mas na forma escrita, em vez de representações figurativas.


Inscrições, em vez de imagens, cobrem o chão do mosaico da sinagoga Ein GediTodos os signos do Zodíaco estão listados (e pela primeira vez com os meses correspondentes do calendário hebraico), bem como uma longa lista de antepassados ​​justos, desde Adão, Seth e Enos, a Abraão, Isaac e Jacó, Hananias, Misael e Azarias.
A sinagoga de Zippori (Séforis), tem a mais recente das descobertas de mosaicos do Zodíaco, embora, infelizmente, não esteja bem preservadoNo centro da roda do Zodíaco, Helios, a dirigir a sua carruagem de quatro cavalos, mas mais do que a figura de um homem, D’us é descrito como o próprio sol.

Autora: Ziva David, em:

Mosaicos do Zodíaco de algumas sinagogas antigas. do seu blog "Eterna Sefarad"


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Yachad, Canção para o Amor

Juntos, coração com coração,
Abrir-nos-emos e veremos,
A luz do céu.

Juntos, coração com coração,
Abrir-nos-emos com esperança,
Para o amor.

Quando o coração se abre,
Cobre o Mundo, e com grande clamor,
Canta o amor.

Dizem que tudo é possível,
Não é demasiado tarde, o amanhecer chega,
E tempo de amar.

Juntos, coração com coração,
Abrir-nos-emos e veremos,
A luz do céu.

Juntos, coração com coração,
Abrir-nos-emos com esperança,
Para o amor.

E somente quando cremos,
Sem nenhuma falsidade, o caminho faz-se
Numa canção de amor.

Yachad, Shir LaAhavá (Juntos, Canção para o Amor)
Música: Gili Liber
Letra: Ayelet Tzioni e Gili Liber
Interpretes: Banda Gaya

Yachad, Shir LaAhava (Juntos, Canção para o Amor)
Música: Gili Liber
Letra: Ayelet Tzioni e Gili Liber
Interpretes: Banda Gaya

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Feliz Hanukkah de 5773


É já nesta sexta-feira à noite, que se inicia a Festa das Luzes, o Hanukkah de 5773, juntamente com o Shabbat do dia 24 de Kislev, e nesse sentido o blog "Conhecer o Judaísmo" vem desejar a todas as famílias, a todas as comunidades judaicas do Mundo, de Israel as antípodas da Nova Zelândia, a todos as judias e judeus de língua Portuguesa, em todos os continentes um Feliz Hanukkah de 5773.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dia do Perdão / Yom Kippur יום כיפור

Dia 25 e 26 de Setembro que equivalem aos nono e décimo dias do mês de Tishrei, comemora-se o "Dia do Perdão" em Hebraico Yom Kipur יום כיפור, e devemos comemorar esse dia em espírito de contrição, da auto-análise mas também de perdão pleno perante o nosso semelhante, promovendo assim a concórdia.O Rabbi Rambam, cujo verdadeiro nome é Moisés Maimonides escreveu o seguinte sobre o Yom Kipur:: "É o dia de arrependimento para todos, para o indivíduo e para a comunidade; é o tempo do perdão para Israel. Por isso todos são obrigados a se arrepender e a confessar os erros em Yom Kipur".
A origem da comemoração é do tempo de Moisés, que após o pecado do Bezerro de ouro, tendo Moisés orado
, fazendo com que no dia dez de Tishrei, D'us concedesse o pleno perdão ao povo judeu.Teshuvá, quer dizer arrependimento, ou o retorno do judeu ao bom caminho, no Yom Kipur o povo judeu e D-us estão unidos. Mas esta união com D-us não está limitado a esta festa, há mais festividades judaicas que com efeito também buscam essa união. A teshuva é algo que deve-se buscar todos os dias, e o objectivo máximo da nossa existência é a união com D-us.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Tu BeAv - 15 de Av / Dia dos Namorados

Entre os meses de julho e agosto do Calendário Gregoriano, ou da EC Era Comum, ocorre o dia 15 do Mês de Av, do calendário judaico, onde no qual se celebra a festa de "Tu BeAv", ou mais precisamente o "Dia dos Namorados judaico", a par com o Yom Kipur, um dos dias mais importantes do judaísmo, e é festejado desde os tempos bíblicos, mesmo sendo pouco conhecido pela maioria das pessoas, é basicamente um dia que celebra o Amor, inicialmente era comemorado a partir do segundo Templo, para comemorar a colheita das uvas, no portanto desde o profeta Meemias, é no entanto para a visão actual o festival dos Namorados de Israel, entenda-se Israel como um povo não apenas como país.
Daí que o Talmud dizia que na festa da colheita da uva, as jovens de Israel, em idade de escolher noivo, saíam para os vinhedos vestidas de branco para escolher o seu Siduch ou futuro Baal.

domingo, 29 de julho de 2012

Poesia - O Povo Judaico - Arn Lutzki


Os sionistas gostam de todos os Judeus,
os comunistas gostam de todos os Judeus,
os socialistas gostam de todos os Judeus,
os anarquistas gostam de todos os Judeus,
Todos gostam de todos os Judeus.
Diz o povo,
Devagarinho ...


- Tal como é o mundo, assim sou eu -
diz o povo.
Como é o mundo? Assim:
um pouco de terra, um pouco de água,
um pouco de ar, um pouco de fogo;
o resto, areia.


- Assim sou eu - diz o povo -
tal como é o mundo.
Um rebento de sionismo,
uma chispa de comunismo,
uma gota de socialismo,
um sopro de anarquismo;
o resto, areia.

- De tudo um pouco - diz o povo -
tal como o mundo, assim sou eu.
Ai de um mundo
todo fogo, todo água,
todo pó, todo ar!
Um pouco de yddish, um pouco de hebraico,
um pouco de religião, um pouco de livre-pensamento;
o resto, areia.


O Povo judaico é velho como o mundo
e sábio como o mundo.


Retirado do Livro "Contos Judaicos de Sempre" de Beatriz Borovich - Editora Ulmeiro.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

16 de Agosto de 1942

No dia 16 de Julho pela manhã, e sob orientação dos oficiais nazistas, que obtiveram de França a mais vergonhosa colaboração, tendo sido feita a maior prisão em massa, já mais vista, num total de 13.000 judeus, tendo sido depois enviados para campos de concentração, sob controle dos alemães, e mais tarde muitos viriam a morrer no maior extermínio que a humanidade alguma vez presenciou. Foi precisamente neste dia, que há 68 anos se praticou este crime hediondo, tendo como primeiro campo de concentração o Vélodrome d'Hiver.Facto este que inspirou um filme, La Rafle de Roselyne Bosh, é de suma importância, porque este filme é um testemunho, ao mundo e às gerações vindouras, revelendo os horrores do antissemitismo, o Mundo em que vivemos, não pode esquecer nunca.A verdade sobre o preconceito sob qualquer forma, quer seja de carácter religioso, político, classe social, cor, sexo, nacionalidade ou outro qualquer deve ser denunciada, pois não é normal nem exeguível que os Seres Humanos, possam dar-se ao luxo de negar o direito a que cada membro da Humanidade, algo que é inerente à conlusão da dignidade de todos nós.
Filipe Leal

terça-feira, 15 de maio de 2012

Aula Aberta - Conflitos no Médio Oriente

O ISCSP Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, está a promover nos dias 15 e 16 de maio, a partir das 19hs sessões, com o título "Aulas Abertas Sobre Conflitos no Médio Oriente" que são integradas no curso de pós-graduação em Estudos do Médio Oriente.
As aulas iniciam dia 15 de maio, tendo sido convidados para o efeito, e com a presença confirmada do diplomata israelita Lior Keinan, que é também conselheiro da Embaixada de Israel em Lisboa, na quarta-feira será terá a presença de Hamdi Loza, embaixador do Egito e de Mufeed Shami, embaixador da Autoridade Palestiniana. Os diplomatas dos respectivos países, discursam sobre os pontos de vista no intuito de exporem a sua visão sobre o tema.
A organização destas aulas abertas é feita por Marta Mucznik, Marina Pignatelli e Teresa de Almeida e Silva.
Um evento a não perder com entrada livre, no piso 2 sala 7 no edifício do ISCSP no Polo Universitário da Ajuda.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Yom HaShoah יום השואה

Dia 27 de Nissan no calendário judaico, é o dia de memória do holocaustos, Yom HaShoah, em que se recorda o maior genocídio, motivado por preconceitos religiosos e étnicos contra um povo, o povo judeu, יום הזיכרון לשואה ולגבורה, que literalmente que dizer Yom HaZikaron laShoah ve-laGvura o Dia da Memória do Holocausto e dos Heróismo. Um povo que durante dois mil anos, sofreu muitos holocaustos, perseguições, difamações e preconceitos, que nos levaram a defender o sionismo como unica saída possivel para nos livrarmos de todos esses males.

O anti-semitismo ainda não acabou, nem devemos estar à espera que acabe, tal como a liberdade não se ganha, conquista-se, nesse sentido não temos que esperar que os outros nos aceitem e nos compreendam, lembremo-los do holocausto, das mais de 6 milhões de vitimas judias, criança, homens, mulheres e idosos, todos por um unico motivo , terem sido judeus.

Ninguém nos tira o que somos, ser judeu não é fruto da vontade, mas da graça divina, é HaShem quem nos fez sermos judeus e nos deu a Torá por missão.
Lembrem a todos a Shoah, lembrem ao mundo , que a paz depende do coração dos homens, não da humilhação do mais fraco.



sexta-feira, 6 de abril de 2012

חג פסח שמח Hag Sameach Pessach

Votos de uma feliz Festa da Páscoa - Hag Sameach Pessach neste dia 14 do mês de Nissan e do ano judaico de 5772, a todas as comunidades judaicas espalhadas por todo o mundo e em particular aos nossos irmãos, e suas comunidades nos países de língua oficial portuguesa.
Pessach é por excelencia a festa da liberdade e da libertação do cativeiro do Egito, o inicio da aliança com Moisés e o grande fundamento para a civilização da humanidade, através de um povo que jamais desistiu de crer e de esperar em HaShem e na sua Toráh, mesmo nos momentos mais dificeis, mesmo com todas as perseguições, dos romanos à inquisição, dos desterros ao holocausto, sofrendo por milénios, o povo judeu não desistiu no entanto de ter esperança, dizendo e repetindo em cada "Pessach" e de geração em geração, com perseverança e fé: "Para o ano que vêm em Jerusalém!", HaShem ouviu o seu clamor, e hoje Jerusalém e o Estado de Israel são uma realidade da sua prova de fé e perseverança bem como da vontade de D-us.
Shalom Aleichem e Hag Sameach Pessach

Mordechai Lael Ben Avraham.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tu BiShevat (ט״ו בשבט) o Ano Novo das árvores

Antes de mais, não podemos deixar acabar janeiro sem falarmos de uma das mais belas festas judaicas, que aconteceram a 15 do mês de Shevat, é a Festa das Árvores, o Tu BiShevat que em hebraico é ט"ו בשבט .
Foi o dia que assinalou o início de um "Ano Novo das Árvores", acontece entre a segunda quinzena de janeiro ou a primeira do mês de fevereiro no calendário da Era Comum, ou gregoriano.
No dia de Tu BiShevat, comemora-se principalmente plantando árvores, comendo frutas como uvas e romãs, pães de cereais como trigo, cevada, aveia, e comem-se frutos secos, como tâmaras, nozes, entre outros, em particular as sete espécies de frutos específicos na "Torá".
É sobretudo num mundo em desflorestação, degradação ecológica e em que as massas não vêm esta realidade o judaísmo presta um grande serviço à Humanidade promovendo a consciência pela plantação de árvores e pelo respeito pela natureza, cabe a cada um de nós, a missão de tornar a Terra um melhor jardim. Assim respeitamos a obra do Eterno D-us.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

27 de Janeiro - Dia Internacional em Memoria das Vítimas do Holocausto

Dia 27 de Janeiro de 2012, é o Dia Internacional em Memória das Vitimas do Holocausto, cometido pelo regime nazista. Dos 6 milhões de Quedoshim (santos mártires) muitas almas deixaram de prosseguir o curso de suas vidas, de fazer parte da criação diária que a cada um de nós HáShem nos concedeu.
Honrar os que morreram, crianças, jovens e idosos, mulheres e homens, sefarditas e asquenazis, ortodoxos e conservadores, de todas as partes da europa ocupada, foram arrancados à vida, para um sofrimento inqualificável.
Não permitamos nunca que isto volte a acontecer, nem ao nosso povo, nem aos nossos amigos e nem aos nossos inimigos. Que a paz prevaleça, e que a justiça sobreviva sempre para o bem de todos.
O Primeiro Ministro Israelita Benjamin Netanyahu afirmou: "O desejo de destruir o povo judeu permanece, o que mudou foi a capacidade de nos defendermos!"
Holocausto Nunca Mais!!!


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Que é Guematria?


Ciência existente apenas no judaísmo e na língua hebraica, a "guematria" é a ciência judaica da codificação bíblica, é um método hermenêutico de análise das palavras bíblicas em hebraico, atribuindo-lhes um valor numérico definido a cada letra. Conhedida ainda pelo nome de "numerologia judaica" e está patente na Toráh (Pentateuco) há mais de 3.300 anos.pelo valor numérico de cada letra, para os misticos cabalistas judeus, a Toráh tem para além do seu sentido literal, um sentido mistico escondido nos numeros de cada palavra, qual um código, fazendo diferentes conexões e extraindo da Palavra Divina uma revelação, ou um sentido mais aprofundado para os espiritualistas.
Valores numéricos das letras hebraicas.

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