quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Rosh HaShanah 5779

O Ano novo é o inicio de um ciclo de vida. E o Ano Novo pode multiplicar-se por diferentes setores ou finalidades, como o Ano Novo Civil, que
começa a 1 de janeiro, o Ano escolar que na Europa começa em setembro, o ano novo judicial que em Portugal começa em fim de janeiro ou inicio de fevereiro, o Ano Novo Litúrgico da Igreja Católica que se inicia em todo o mundo a 24 de novembro.

Do mesmo modo que na sociedade civil, as diferentes religiões têm o seu Inicio de Ciclo, o Cristianismo de modo geral é com o Advendo ou o Natal, no Calendário chinês inicia-se em meados de fevereiro, sendo este o Ano do Cão, já no calendário islâmico inicia-se com a Festa de Muharam e no Judaísmo é com o Rosh HaShanáh, (Cabeça do Ano) que se inicia em setembro.

No judaísmo, comemora-se precisamente hoje o Ano Novo Judaico, o último dia do mês de Elul, para o primeiro dia do mês de Tishrei, é assim, o inicio de um novo clico de vida, um recomeço, onde cada judeu e judia fazem um balanço do ano que passou 5778, e preparam-se em oração para pedir bênçãos para o ano que hoje à noite 21:00 irá nascer, o Ano de 5779, que representa o inicio da Criação do Universo pelo Eterno, o D-us de Israel.

Curiosamente, existiam no Calendário Judaico, quatro inícios de ciclo, começa com o mês de Tishrei, em setembro, com o Ano Novo Civil e o Ano Novo da Torá, depois segue-se o Ano Novo das Árvores, no mês de Shevat, em janeiro, finalizando-se com o Ano Novo Religioso no mês de Nissan, em Abril, com a Pessach (a Páscoa Judaica). Os símbolos mais usados no Ano Novo Judaico, são o shofar, com o toque da trombeta feita de corno de carneiro e que simboliza o anúncio de uma ano novo bom. Segue-se o uso de comer maçã com mel, para que haja um ano doce, romãs para a prosperidade e o amor. E tudo feito dentro de uma celebração religiosa, de cânticos e orações, para que se seja abençoado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...