E ele enviou
Parashá:
Génesis, 32:4-36:43
Haftaráh: Obadias, 1:1-21
Jacob regressa a Canaã com toda a
sua família, seus servos e todos os seus pertences, após abandonar o seu sogro
Labão, e envia mensageiros ao seu irmão Esaú, estes informam a Jacob que o seu
irmão vem a caminho com quatrocentos homens.
Jacob teme pela sua vida e ora a
Deus.
Jacob teme e ora ao Eterno;
todavia precaveu-se, dividindo a caravana em dois acampamentos, se um for
atacado o outro sobreviverá, além disso, preparou presentes para oferecer ao
seu irmão, no intuito de acalmar a ira de seu irmão que o queria matar por ter
perdido a primogenitura para Jacob, assim, Jacob dá uma parte do seu gado em
oferta a Esaú.
A Luta com o Anjo
Na noite que após a travessia do
rio Iaboc, Jacob ficou só, e veio um homem e lutou com ele até a aurora, e
vendo que não o conseguia vencer, tenta ir mas Jacob exige que este o abençoe,
e este perguntando o nome de Jacob, afirma que não mais se chamaria Jacob, mas
sim Israel, porque havia lutado com o Anjo de Deus.
A luta que teve com o anjo é
enigmática e pode representar em parte o anjo do mal que simboliza a ira de Esaú.
O Encontro de Esaú e Jacob
E continuaram o seu caminho Esaú
e Jacob até encontram-se Jacob prostrou-se sete vezes até encontrar Esaú e quando
se viram abraçaram-se e choram juntos, porquanto Esaú esquecera o rancor e a
intenção de vingança. Provavelmente pela oferta de Jacob.
Esaú afirma que não é necessária
tal oferta porque já tem muito, e Jacob insiste e diz que tem tudo. Após isso,
cada um segue o seu caminho e Jacob vai acampar perto da cidade de Shechém.
O Ultraje contra Diná, a filha de
Israel
Diná a filha de Jacob e de Lea, saiu
para ir ver a cidade e o príncipe da cidade enamorou-se dela e violou-a, os
filhos de Jacob, revoltaram-se pela humilhação sofrida. O príncipe quis reparar
o erro casando com Diná e para tal, aceitou que ser juntamente com todo o seu povo
circuncido, tal como os hebreus, desse modo ficaram em convalescença, e sem
capacidade de reagir, Simão e Levi tomaram a espada e mataram todo o homem da
cidade, e saquearam a cidade, com suas riquezas, suas crianças e mulheres e
resgataram Diná.
Jacob ficou imensamente perturbado com o facto
de os seus filhos sem a sua autorização terem feito justiça derramando o sangue
dos homens de Shechém, temeu e Deus voltou a aparecer a Jacob e diz-lhe para
sair em direção a Bet-El e fazer um altar ao Deus que o visitou quando fugia do
seu irmão.
Então Jacob ordena a sua casa,
que entreguem todos os ídolos e falsos deuses, e ordenou que se purificassem, colocou
os falsos deuses e os ídolos debaixo de uma árvore infrutífera que se
encontrava nas redondezas de Shechém, ficando a cidade e os arredores
amaldiçoados.
O Eterno voltou a aparecer a Jacob
e uma vez mais confirma a mudança do seu nome para Israel, reafirma a aliança
que fez com Abraão e Itzaac seu pai, de fazer ser o pai de nações.
Interpretação da Parashá
Interpretação da Parashá
A contenda entre Jacob e Esaú é de certo modo a divisão dos homens que
seguem a Deus e dos que preferem as coisas materiais, Esaú vendeu a bênção da primogenitura
por um prato de lentilhas ao seu irmão Jacob, no entanto Ytzaac abençoa Jacob
no lugar de Esaú e este jura vingar-se do irmão.
O tempo que Jacob esteve na casa de Labão, foi o tempo de preparação do
seu amadurecimento espiritual, Jacob é um homem de paz, e fora visitado por
Deus, que o orientou a voltar para Canaã.
Jacob é um homem de fé, e ante o perigo do ataque do seu irmão, agiu de
três modos, primeiro de forma pacifica, enviou ofertas a seu irmão em sinal de
paz, seguidamente ora a Deus e pede a sua proteção, e por fim, divide a sua
casa em dois acampamentos e assim, prepara-se para, em caso de ataque, que seja
salvo parte do acampamento e parte sa sua família.
A Bíblia refere a oração de Jacob a Deus em segundo lugar, após as
ofertas e antes da preparação para o ataque, isso revela que Deus deve estar no
centro de todas as preocupações, tal como fez Jacob.
A luta com o anjo, é algo enigmático e carregado de grande simbolismo espiritual e místico, os cabalistas afirmam que num dado momento o homem que
luta com Jacob é o anjo que representa Esaú e as forças negativas, noutro
momento, visto que Jacob não se deixou vencer, o anjo abençoa-o e revela-se o
Anjo de Deus. Todavia a Torá afirma que ele estava só, o anjo antes de o abençoar e dar-lhe nome de Israel tocou-lhe o tendão da cocha de Jacob, pelo que
ele ficou a coxear.
Outro sinal muito importante de Jacob foi a sua humildade perante o irmão
mais velho, Esaú, tendo se curvado e prostrado na frente dele, todavia no âmago
de Jacob, a humildade notabilizou-se como força interior, e estava no fundo a
prostrar-se perante a vontade do Eterno, e isso fez que Esaú o recebesse em paz,
a lição que tiramos para as nossas vidas, é que de facto a humildade não é uma
virtude apenas, é sinal da força de carácter e da maturidade espiritual.
Quando Esaú viu os presentes disse que não necessitava, visto que já
tinha muito, e Jacob insiste que os aceite, porque tem tudo o que precisa. Aqui
revela-se a diferença entre os homens do mundo, que têm muito, e os homens de
Deus que têm tudo, na proporção do que Deus lhes concede.
Quanto à violação de Diná, nome que provém da palavra hebraica 'Justiça' e 'Vindica', é uma passagem premonitória da ação do mundo pagão contra o povo de
Deus, os homens do mundo agem com desprezo para o povo de Israel, isso ocorre
desde essa época, o mal a tentar destruir o bem, as trevas a tentar apagar a
luz da Torá.
HAFTARÁ: HObadiah 1:1-21
Hazón Ovadiah / A Visão de Obadias
O Profeta Obadias, inicia o relato do castigo divino a Esaú, pelos povos que lhe dão descendência, comparando-os a países pagãos e inimigos de Israel, que é originário de Jabob e das doze tribos advindas dos seus doze filhos. E uma vez mais a Torá salienta a passagem de Shemot 20:5, "Eu sou o Eterno, teu Deus, Deus zeloso, que visito (castigo) a iniquidade dos pais nos filhos, sobre terceiras e quartas gerações, aos que Me aborrecem".
Obadias continua a descrição da maldade dos descendentes de Esaú que são os edomitas da Nação de Edom, ao alegrarem-se vendo o sofrimento dos israelitas, e ao participarem da destruição, desolação e do sofrimento sofrido pelos habitantes de Judá, tomando para si parte dos despojos dos bens dos judeus.
Quando Obadias afirma que o dia do juízo final está preste para todas as nações que fizeram mal a Israel, o Profeta compara Edom com o mundo pagão de todos os tempos e, que a descendência de Jacob estará no Monte Sião e possuirá as herdades de todos os filhos de Edom. Assim, Edom é comparado ao mundo materialista e afastado da luz e da Lei de Deus, e Israel e seu povo são o símbolo de todos quanto façam a vontade do Eterno e que habitarão na terra de Israel.
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