quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

8ª Parashá - Vayishlah - וַיִּשְׁלַח


E ele enviou
Parashá: Génesis, 32:4-36:43
Haftaráh: Obadias, 1:1-21
Resumo da Parashá
Jacob regressa a Canaã com toda a sua família, seus servos e todos os seus pertences, após abandonar o seu sogro Labão, e envia mensageiros ao seu irmão Esaú, estes informam a Jacob que o seu irmão vem a caminho com quatrocentos homens.
       Jacob teme pela sua vida e ora a Deus.
Jacob teme e ora ao Eterno; todavia precaveu-se, dividindo a caravana em dois acampamentos, se um for atacado o outro sobreviverá, além disso, preparou presentes para oferecer ao seu irmão, no intuito de acalmar a ira de seu irmão que o queria matar por ter perdido a primogenitura para Jacob, assim, Jacob dá uma parte do seu gado em oferta a Esaú.
       A Luta com o Anjo
Na noite que após a travessia do rio Iaboc, Jacob ficou só, e veio um homem e lutou com ele até a aurora, e vendo que não o conseguia vencer, tenta ir mas Jacob exige que este o abençoe, e este perguntando o nome de Jacob, afirma que não mais se chamaria Jacob, mas sim Israel, porque havia lutado com o Anjo de Deus.  
A luta que teve com o anjo é enigmática e pode representar em parte o anjo do mal que simboliza a ira de Esaú.
       O Encontro de Esaú e Jacob
E continuaram o seu caminho Esaú e Jacob até encontram-se Jacob prostrou-se sete vezes até encontrar Esaú e quando se viram abraçaram-se e choram juntos, porquanto Esaú esquecera o rancor e a intenção de vingança. Provavelmente pela oferta de Jacob.
Esaú afirma que não é necessária tal oferta porque já tem muito, e Jacob insiste e diz que tem tudo. Após isso, cada um segue o seu caminho e Jacob vai acampar perto da cidade de Shechém.
       O Ultraje contra Diná, a filha de Israel
Diná a filha de Jacob e de Lea, saiu para ir ver a cidade e o príncipe da cidade enamorou-se dela e violou-a, os filhos de Jacob, revoltaram-se pela humilhação sofrida. O príncipe quis reparar o erro casando com Diná e para tal, aceitou que ser juntamente com todo o seu povo circuncido, tal como os hebreus, desse modo ficaram em convalescença, e sem capacidade de reagir, Simão e Levi tomaram a espada e mataram todo o homem da cidade, e saquearam a cidade, com suas riquezas, suas crianças e mulheres e resgataram Diná.   
 Jacob ficou imensamente perturbado com o facto de os seus filhos sem a sua autorização terem feito justiça derramando o sangue dos homens de Shechém, temeu e Deus voltou a aparecer a Jacob e diz-lhe para sair em direção a Bet-El e fazer um altar ao Deus que o visitou quando fugia do seu irmão.
Então Jacob ordena a sua casa, que entreguem todos os ídolos e falsos deuses, e ordenou que se purificassem, colocou os falsos deuses e os ídolos debaixo de uma árvore infrutífera que se encontrava nas redondezas de Shechém, ficando a cidade e os arredores amaldiçoados.

O Eterno voltou a aparecer a Jacob e uma vez mais confirma a mudança do seu nome para Israel, reafirma a aliança que fez com Abraão e Itzaac seu pai, de fazer ser o pai de nações.

Interpretação da Parashá
A contenda entre Jacob e Esaú é de certo modo a divisão dos homens que seguem a Deus e dos que preferem as coisas materiais, Esaú vendeu a bênção da primogenitura por um prato de lentilhas ao seu irmão Jacob, no entanto Ytzaac abençoa Jacob no lugar de Esaú e este jura vingar-se do irmão.
O tempo que Jacob esteve na casa de Labão, foi o tempo de preparação do seu amadurecimento espiritual, Jacob é um homem de paz, e fora visitado por Deus, que o orientou a voltar para Canaã.
Jacob é um homem de fé, e ante o perigo do ataque do seu irmão, agiu de três modos, primeiro de forma pacifica, enviou ofertas a seu irmão em sinal de paz, seguidamente ora a Deus e pede a sua proteção, e por fim, divide a sua casa em dois acampamentos e assim, prepara-se para, em caso de ataque, que seja salvo parte do acampamento e parte sa sua família.
A Bíblia refere a oração de Jacob a Deus em segundo lugar, após as ofertas e antes da preparação para o ataque, isso revela que Deus deve estar no centro de todas as preocupações, tal como fez Jacob.
A luta com o anjo, é algo enigmático e carregado de grande simbolismo espiritual e místico, os cabalistas afirmam que num dado momento o homem que luta com Jacob é o anjo que representa Esaú e as forças negativas, noutro momento, visto que Jacob não se deixou vencer, o anjo abençoa-o e revela-se o Anjo de Deus. Todavia a Torá afirma que ele estava só, o anjo antes de o abençoar e dar-lhe nome de Israel tocou-lhe o tendão da cocha de Jacob, pelo que ele ficou a coxear.
Outro sinal muito importante de Jacob foi a sua humildade perante o irmão mais velho, Esaú, tendo se curvado e prostrado na frente dele, todavia no âmago de Jacob, a humildade notabilizou-se como força interior, e estava no fundo a prostrar-se perante a vontade do Eterno, e isso fez que Esaú o recebesse em paz, a lição que tiramos para as nossas vidas, é que de facto a humildade não é uma virtude apenas, é sinal da força de carácter e da maturidade espiritual.
Quando Esaú viu os presentes disse que não necessitava, visto que já tinha muito, e Jacob insiste que os aceite, porque tem tudo o que precisa. Aqui revela-se a diferença entre os homens do mundo, que têm muito, e os homens de Deus que têm tudo, na proporção do que Deus lhes concede.

Quanto à violação de Diná, nome que provém da palavra hebraica 'Justiça' e 'Vindica', é uma passagem premonitória da ação do mundo pagão contra o povo de Deus, os homens do mundo agem com desprezo para o povo de Israel, isso ocorre desde essa época, o mal a tentar destruir o bem, as trevas a tentar apagar a luz da Torá. 

HAFTARÁ: HObadiah 1:1-21
Hazón Ovadiah  / A Visão de Obadias

O Profeta Obadias, inicia o relato do castigo divino a Esaú, pelos povos que lhe dão descendência, comparando-os a países pagãos e inimigos de Israel, que é originário de Jabob e das doze tribos advindas dos seus doze filhos. E uma vez mais a Torá salienta a passagem de Shemot 20:5, "Eu sou o Eterno, teu Deus, Deus zeloso, que visito (castigo) a iniquidade dos pais nos filhos, sobre terceiras e quartas gerações, aos que Me aborrecem"
Obadias continua a descrição da maldade dos descendentes de Esaú que são os edomitas da Nação de Edom, ao alegrarem-se vendo o sofrimento dos israelitas, e ao participarem da destruição, desolação e do sofrimento sofrido pelos habitantes de Judá, tomando para si parte dos despojos dos bens dos judeus.
Quando Obadias afirma que o dia do juízo final está preste para todas as nações que fizeram mal a Israel, o Profeta compara Edom com o mundo pagão de todos os tempos e, que a descendência de Jacob estará no Monte Sião e possuirá as herdades de todos os filhos de Edom. Assim, Edom é comparado ao mundo materialista e afastado da luz e da Lei de Deus, e Israel e seu povo são o símbolo de todos quanto façam a vontade do Eterno e que habitarão na terra de Israel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...