quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Porquê a Judeia passou a chamar-se Palestina?

Quando e Porquê é que a Judeia passou a chamar-se Palestina?

Fora no ano 135 por ordem do Imperador Adriano. Mas tudo começara no ano 66 quando deu-se inicio a Primeira Grande Revolta Judaica, à semelhança do que séculos mais recuados havia acontecido contra a dominação grega, a revolta culmina na vitória dos romanos no ano 70 EC (da Era Comum) e transformou-se numa catástrofe de proporções inimagináveis, para além do número elevado de mortos no confronto, fora também destruído o Segundo Templo de Jerusalém e os seus despojos foram saqueados e levados para parte incerta, além de que no ano 73 EC os romanos conquistam Massada, onde já só encontraram familias e soldados mortos.
Houve uma segunda e terceira grande revolta judaica, a ultima de Bar Kokba, no ano 132 a 135, culmina em várias mortes, e na crucificação de mais de 2500 judeus pregados em cruzes espalhadas pelas avenidas e estradas (Vias romanas), Jerusalém fora destruída, feita terraplanagem com os seus escombros e reconstruída como uma nova cidade com o nome de Élia Capitolina, toda a antiga Jerusalém, da Época de Herodes, Jesus ou Hillel, desaparecera para sempre.
Não satisfeitos com a vitória, os romanos impuseram uma severa humilhação aos judeus, mudaram o nome de Judeia (a terra dos judeus) para Palestina (em árabe Falastin), Palestina deriva de Filisteia, a terra dos filisteus, antigo povo já extinto, que teria vivido em Canaã há altura de Moisés, como os filisteu tinham sido os maiores inimigos de Israel, mudar o nome para Palestina era retirar o direito aos judeus de viverem na sua própria terra.
Além de anular o nome de Judeia, os romanos impuseram a Diáspora forçada, expulsando a esmagadora maioria dos judeus da sua própria terra, espalhando-os por todo o império romano, estando a maioria em Roma, diáspora essa que durou perto de 1900 anos. Até à Independência face ao Mandato Britânico em 1948.
Portanto, não foi a Palestina que passou a chamar-se Israel, mas sim, a Judeia, a terra dos judeus que passou a ser denominada de Palestina, terra de um povo que já nem existia.

Autor Filipe de Freitas Leal com a colaboração do Rabbi Shlomo Pereira

Sobre o Autor

Filipe de Freitas Leal nasceu em Lisboa, em 1964, é licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com Pós-graduação em Políticas Públicas e Desigualdades Sociais, frequentou o Mestrado de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou com reinserção social de ex-reclusos e o apoio a famílias em vulnerabilidade social. É Bloguer desde 2007, tem publicados oito livros de temas muito diversos, desde a Poesia até à Política.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...