sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

12ª Parashá - Vayiehi - וַיְחִי

E Viveu
Parashá: Génesis, 47:28-50:26
Haftaráh: Reis I, 2:1-12
Resumo da Parashá
Esta é a última porção semanal do primeiro livro da Torá, é a 12ª Porção de Bereshit, esta parashá começa com a frase  "E ele viveu", relatando que Jacob viveu dezassete anos no Egito na presença de seu filho; aqui a palavra "viveu", tem segundo o Midrash, o simbolismo de reforçar a ideia de Jacob como um justo; Jacob antes de morrer fala com o seu filho José, e diz-lhe: "Peço-te que não me sepultes no Egito", pede também que, após o seu falecimento, os seus restos mortais sejam sepultados junto a seus pais Ytsaac e Avraham e ao lado de sua mulher Raquel.
       Israel abençoa os filhos de José.
Jacob (Israel) já debilitado pela idade, recebe seu filho José, que lhe trás os seus filhos, os netos de Jacob nascidos no Egito, Manashé e Efrayim, Jacob recebe-os para lhes dar uma benção, fazendo deles duas tribos distintas dentre dos filhos de Israel, Jacob senta-se na cama e estende as mãos, cruzadas em direção aos meninos, a mão direita coloca-a ao menino à sua esquerda (Efrayim) e a mão esquerda ao mais velho, o menino à sua direita (Manashé), José tenta corrigir seu pai, mas Jacob insiste, diz que é assim que terá de ser, dando a primazia a Efrayim. 
       As bençãos às doze tribos de Israel
De seguida, Jacob, abençoa cada um dos seus filhos, consoante a natureza do espírito de cada um e também de acordo com o mérito e a missão que os seus descendentes terão.

A Morte de Jacó e o sepultamento em Makpelah
Após isto, Jacob vem a falecer na terra do Egito com a idade de 147 anos, e foi levado a sepultar pelos seus filhos no campo de Makpelah, junto a seus pais e sua mulher. Devemos ter em atenção que 1+4+7=12, as doze tribos de Israel, os doze meses te um ano completo, e assim sucessivamente, o número 147 é simbólico e cheio de significados místicos e cabalísticos.

Após a morte de Jacob, os irmãos de José, temeram pela possibilidade de vingança por parte de José, que todavia, assegura-lhes que não nutre nenhum sentimento de rancor ou vingança, senão que o ato que haviam praticado foi de intervenção divina, para a salvação de todo o povo de Israel.
Jacob soube que o Egito tinha armazenado comida, onde iam comprar os países vizinhos e ordena que os seus filhos fossem buscar alimentos, para que não mostrasse para os cananeus aparência de ostentação, enviou a todos, mas não enviou Benjamin, o mais novo.
       A Morte de José
José veio a falecer no Egito com 110 anos, tendo sido embalsamado, e depositado num sarcófago no Egito, deixando de instrução à sua descendência, que os seus restos mortais deveriam também seguir para Canaã, quando do regresso do seu povo. Quanto à numerologia da idade de José, a cabala revela que representa também 12, isto porque o número zero representa 10, assim, José é no Egito a continuação e a manutenção do projeto das 12 tribos de Israel.
Interpretação da Parashá
Esta Parashá, é conclusão de Bereashit, e do projeto de D-us para a humanidade, D-us vai em busca do Homem, através de um projeto salvitico, projeto que se iniciara com Abraham e Yitzak, e conclui-se com Jacob e José e a formação das doze tribos de Israel, bem como que o epílogo de Bereshit com a morte de José, inicia uma nova fase do projeto salvífico do Eterno que se conclui paulatinamente no desenrolar do enredo bíblico, D-us aqui revela que é o Senhor da História, age com a história e salva pela história.
HAFTARÁ: I REIS 2:1-12
Vayikrevu yeme David  / E Aproximaram-se os dias de David

    David reinou durante 40 anos em Israel, 7 anos em Hebrom, e 33 em Jerusalém, e diz a Torá: "E aproximaram-se os dias do fim de David, e deu ordem ao seu filho Salomão (Shlomo), dizendo-lhe que irá brevemente seguir o caminho de todos os mortais que é a finitude, e como tal, David será substituido no trono por Salomão, mas adverte-o de que caso queira ser bem sucedico, deverá cumprir o serviço que é devido ao Eterno, esforçando-se por cumprir todos os mandamentos da Torá (...) David acrescenta: Diz o Eterno que se teus filhos guardarem o seu caminho andando diante de Mim, de todo o seu coração e de toda a sua alma, não te faltará sucessor no trono."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...