quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

13ª Parashá - Shemot - שְׁמוֹת



Nomes
Parashá: Êxodo, 1:1-6:1
Haftaráh: Jeremias, 1:1-2:3
Resumo da Parashá
Esta é a primeira porção semanal do segundo livro da Torá, o livro de Êxodo, que em hebraico denomina-se de Shemot שְׁמוֹת, que significa nomes, este facto deve-se a  que a narrativa é iniciada com os nomes, um a um, dos filhos de Israel (Yacov) que desceram ao Egito, relatando que após a morte de José e dos seus irmãos, levantou-se um novo Faraó, que não conhecera o bem-estar social que José fez no Egito, além de que, a cada geração os hebreus tornavam-se cada vez mais numerosos, e temendo serem dominados pelos hebreus, os egípcios sobrecarregaram com trabalhos pesados e impostos altos o povo hebreu. 
       Moisés Salvo das Águas.
O Faraó ordenou que matassem meninos hebreus à nascença, só as meninas seriam poupadas; temendo pela vida do seu filho, os pais de Moisés, Amram עַמְרָם e Yocheved יוֹכֶבֶד (ambos da tribo de Levi) decidem tentar salva-lo, a mãe e uma sua irmã de nome Myiriam מִרְיָם colocaram-no numa cesta betumada, e acompanham nas águas do rio, até que o menino estivesse a salvo, Myiriam a irmã mais velha de Moisés, acompanhou de perto o cesto para que não corresse perigo e até que ficasse a salvo, foi então resgatado por ordem de uma princesa egípcia que o adoptou como filho, tendo solicitado à menina Myiriam que lhe encontrasse uma hebreia como ama de leite para o amamentar, sendo que que foi a própria mãe de Moisés que o amamentou e o educou como ama, assim pode acompanhar o crescimento do seu filho e educa-lo nos valores hebreus. A princesa Batyia, a mãe adotiva de Moshê, foi a grande heroína, sendo usada pela Divina providência, assim teve compaixão do bebé e adotou-o, dando-lhe o nome de Moisés מֹשֶׁה (Moshê) que significa, "retirado das águas".
       Moisés Revolta-se com a injustiça e foge do Egito.
Moisés cresce, e apercebe-se do sofrimento dos hebreus, teve compaixão do seu povo, apiedou-se de dois escravos que foram mal tratados e defendeu-os a ponto de ter morto um soldado egípcio, a ocorrência foi conhecida pelo Faraó que o perseguiu, tendo Moisés fugido para o deserto. No deserto de Madian מִדְיָן, sentou-se à beira de um poço, e viu que eram belas as filhas de Jetro יִתְרוֹ (Yitrô) que estavam a tentar dar de beber ao gado, e foram expulsas por pastores, Moisés as defendeu, e tirou água para que dessem de beber ao gado, estas relataram a seu pai o sucedido, e este quis recebe-lo em sua casa. Mais tarde em casa de Jetro, Moisés recebe por esposa Tsipora e desta união nasceu o seu filho Guershon גֵּרְשֹׁם que significa peregrino, em homenagem à peregrinação de Moisés. 

       Moisés o Pastor de Ovelhas é Chamado a Ser Pastor de um povo
Certo dia, Moisés ao pastorear, aproximou-se do Monte Horeb הַר חֹרֵב, que é também conhecido por Monte Sinai, e viu um arbusto de Sarça, que estava a arder sem se consumir, e eis que o Eterno chama pelo seu nome duas vezes,  Moshê! Moshê! e pede para que descalce as sandálias, pois o lugar que pisa é Santo. Deus revela-lhe os seus planos de libertar o povo hebreu, pois o seu clamor chegou até ao Eterno, que encarrega Moisés da missão de voltar ao Egito para libertar o povo da escravidão. Inicialmente Moisés acha-se incapaz da árdua missão, diz que é pesado de boca e pesado de palavras, devido à insistência e aos seus receios, Deus concede-lhe a ajuda do seu irmão Aarão אַהֲרֹן, que o iria encontrar no deserto a caminho do Egito e iria falar por Moisés.
Deus diz a Moisés que caso os egípcios não se convencerem à luz do primeiro sinal, convencer-se-ão  ao verem o último sinal (alusão às 10 pragas).
       Moisés e Aarão Diante do Faraó
Moisés e Aarão, apresentaram-se diante do Faraó, e pediram-lhe para que em nome do Eterno deixassem o povo ir para festejar no deserto em honra do Eterno. O Faraó, recusou, dizendo que não conhecia o Eterno para obedecer, e não deixou partir o povo, tendo sobrecarregado ainda mais de trabalho os escravos, retirando-lhes a palha para a confecção de tijolos e sem diminuir a quantidade exigida. E Moisés vendo o sofrimento do povo pergunta ao Eterno, "Porque me enviaste? Desde que cheguei o Faraó não libertou o povo. E Deus revela-lhe que com mão forte o seu povo será libertado.
Interpretação da Parashá
Esta Parashá, é a introdução ao processo salvífico, não apenas dos hebreus face à escravidão Egito, mas de toda a alma humana face à sua  temporalidade, finitude e missão. A escravidão dos hebreus, é a prisão da temporalidade física da vida passageira, de cada um de nós, mas é também a necessidade de libertação interior de toda a alma de luz, quando busca com verdadeira intenção a luz do Eterno e O procura ainda na vida terrena.

       A mensagem, revela a importância da água no plano salvítico de D-us para com o seu povo, foi das águas que Moisés (Moshê Rabeinu) foi salvo, é essa a origem do seu nome, e foi junto ao poço de água que se apaixonou e deu de beber ao rebanho da sua futura esposa, foi das águas que que separadas conduziram o povo à liberdade, no deserto foram as águas da discórdia que revelaram a fraqueza da fé de Moshê, e devido a isso não entrou na Terra Santa.

    Por outro lado, a Torá e em particular esta Parashá, revelam-nos a importância da Mulher no plano salvífico de Deus, não quer libertar apenas o seu povo, quer libertar a mulher, fazendo-a participar em plenitude da vida social, económica e politica da nação israelita, a mulher tem um papel fulcral, tal revelação dá-se através de Yocheved que milagrosamente deu à luz a Moshê, o seu filho mais novo, quando ela já tinha 130 anos, foi esta mulher corajosa que decidiu lançar o seu filho no rio para o salvar nas águas, assim, salvou toda uma nação. Miriam a irmã de Moisés também teve importância do principio ao fim, juntamente com ela, o fenómeno da água, assim a Mulher e a água tornam-se símbolos importantes da salvação do povo eleito e por extensão de toda a humanidade.

HAFTARÁ: jeremias 1:1-2:3
Divré Yirmeyahu  / Palavras de Jeremias

    Palavra de Yirmiahu, (...) e veio a mim a palavra do Eterno Deus dizendo: "Antes que te formasses no seio materno de tua mãe, te conheci, antes de saíres da matriz, te consagrei, um profeta para as nações te constituí. E respondeu Jeremias: "Ah Eterno Deus, eis que não sei falar, porque sou apenas uma criança", e Deus responde: "Não tenhas medo por causa deles, pois Eu o Eterno estou contigo".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...