quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

15ª Parashá - Bo - בֹּא



Vem
Parashá: Êxodo, 10:1-13:16
Haftaráh: Jeremias, 46:13-28
Resumo da Parashá
A porção inicia com a seguinte frase "E disse o Eterno a Moisés, Vem ao FaraóVaiomer Adonai Al-Moshê, Bo Al-Paró: "וַיֹּאמֶר יְהוָה אֶל-מֹשֶׁה, בֹּא אֶל-פַּרְעֹה", sendo que Bo בֹּא , no hebraico bíblico antigo significa “Vem” ou seja, o Eterno diz a Moisés, como que "Vem a mim", "vem ter comigo ao Faraó", e esta frase encerra uma grande mensagem mística que veremos ao longo deste artigo.

Vem ao Faraó, porque fiz endurecer o seu coração.
O Eterno, fala a Moisés, e diz-lhe: "Vem ao Faraó porque fiz endurecer o seu coração", e para que possam ver os milagres do Eterno, e ainda para que contem de geração em geração, como o Eterno libertou o povo hebreu do Egito. E estando na presença do Faraó, Moisés e Aarão, dizem-lhe, que o Eterno manda perguntar-lhe "até quando recusas dobrar-te diante de Mim? Envia o Meu Povo para servir-Me" e acrescenta se se recusar fará surgir uma nova praga, a de gafanhotos.
Em determinado momento o Faraó dá sinais de ceder, e pede a Moisés que indique que iria prestar serviço ao Eterno, Moisés disse que todo o povo deveria ir, mas o Faraó, para garantir que os homens não fugissem indicou que as mulheres e as crianças deveriam ficar no Egito. O que leva Moisés a lançar as ultimas três pragas do total das dez pragas do Egito.

As três derradeiras pragas do Egito.
Vendo que o Faraó na sua teimosia e dureza de coração não cedia, Moisés lançou segundo as instruções dada pelo Eterno, as ultimas três, que completam as dez pragas do Egito,  מכות מצרים Makot Mitzrayim, as, sendo as seguintes:
· Oitava praga: Por ordem do Eterno, Moisés lança a Praga dos Gafanhotos que devoram o que sobrou da praga de Saraiva (Granizo) e os gafanhotos devoram tudo o que restava de plantação.
·   Nona praga: Mediante mais uma recusa em deixar partir o povo hebreu, Deus ordena que Moisés lance a Praga das Trevas, ficando todo o Egito na total escuridão durante três dias, nos quais, as pessoas não conseguiam se ver uma à outra.
·   Décima praga: A ultima é a Praga da Morte dos Primogénitos, os hebreus são poupados, obedecendo à ordem de aspergir o sangue do cordeiro nas duas ombreiras e na verga superior da porta.

O Cordeiro Pascal e a Saída do Egito.
Durante a madrugada, Deus ordena que os hebreus grelhem o cordeiro, Korban Pessach קָרבָּן פִּסֵחַ Sacrifico Pascal, 

Interpretação da Parashá
A Parashá Bo, revela a importância do Eterno como Omnipotente numa primeira análise, mas também de Omnipresente, בָּרוּךְ הַמָּקוֹם, בָּרוּךְ הוּא Baruch HaMakom, Baruch Hu Bendito o Omnipresente, Bendito é Ele, Deus revela-se nesta fala como o Deus Omnipresente, Ele está em toda a parte, e tudo está contido NEle. Deus revela que pretende, através da dureza de coração do Faraó, que se recusou a conhecer HaShem, mostra que a teimosia do Faraó servirá para mostrar através dos milagres quem é o Eterno, não apenas o Criador do Universo, o Elohim, ou o Misericordioso, Adonai, mas é o Todo Poderoso, o Omnipresente, o Omnipotente e o Omnisciente, aparecendo como Adonai El-Shadai אל שדי, não visa mostrar apenas aos egípcios, mas também aos hebreus, que tinham mostrado pouca fé e duvidavam de Moisés e Aarão.
A tentativa do Faraó de negociar a ida dos homens, e de ficarem no Egito as mulheres e as crianças, leva a revelar que no judaísmo, não há distinção entre novos e velhos, homens e mulheres, todos têm exactamente o mesmo valor perante o Eterno, e que não partiriam sem as mulheres e sem as crianças, meninos e meninas.
A Praga da Trevas, que deixou o Egito na total escuridão, segundo o Talmude, no Midrash de Shemot Rabá 13.3; esta praga é um castigo devido ao facto de os egípcios terem castigado alguns hebreus em calabouços.
A derradeira praga da morte dos primogénitos, gerou imensa dor no Egito, não havia casa onde não se lamentasse a morte de uma pessoa, isso fez com que o Faraó os expulsasse, todo o povo do Egito ajudou na fuga porque temiam os hebreus, e porque eram grandes os milagres do Eterno, tendo também os hebreus pedido aos seus vizinhos egípcios ouro e prata, despojando assim o Egito.
Como conclusão, entende-se que Deus na sua pedagogia mostra a todos os povos quem é o Eterno, o Adonai El Shadai, mas também revela que é o salvador, o misericordioso e que está sempre com o seu povo, quer este tenha fé ou seja incrédulo, Deus persiste em revelar no espaço e no tempo, através dos milagres. assim o Eterno revela a cada um de nós, que não está apenas em toda a parte, mas que está sempre connosco e está sempre à nossa espera.

Nesta  Parashá, a primeira letra בֹּ Bet equivale a 2, e a ultima letra א Alef, equivale a 1, somadas dão o número 3, que é a quantidade das pragas finais nesta Porção.  Na Parashá Vaerá, o valor numérico da primeira letra ו Vav é 6, o valor numérico da última letra א Alef é 1, que somadas dão 7, a quantidade das primeiras pragas, se somarmos todas as letras de Vaerá, teremos וָאֵרָא Vav, Alef, Resh e Vav, que somam respectivamente, 6+1+200+1, igual a 208, sendo que a soma de 8+2 totaliza as 10 pragas do Egito.

HAFTARÁ: jeremias 46:13-28
HaDavar Asher Diber / A Palavra que o Eterno disse

13 Palavra que falou o Senhor a Jeremias, o profeta, acerca da vinda de Nabucodonosor, rei da Babilônia, para ferir a terra do Egito: 14 Anunciai no Egito e fazei ouvir isto em Migdol; fazei também ouvi-lo em Nofe e em Tafnes; dizei: Apresenta-te e prepara-te, porque a espada devorou o que está ao redor de ti. 15 Por que foram derribados os teus valentes? Não se puderam ter em pé, porque o Senhor os abateu. 16 Multiplicou os que tropeçavam; também caíram uns sobre os outros e disseram: Levanta-te, e voltemos ao nosso povo e à terra do nosso nascimento, por causa da espada que oprime. 17 Clamaram ali: Faraó, rei do Egito, é apenas um som; deixou passar o tempo assinalado..

18 Vivo eu, diz o rei, cujo nome é o Senhor dos Exércitos, que, certamente, como o Tabor entre os montes e como o Carmelo junto ao mar, assim ele virá. 19 Prepara-te para ires para o cativeiro, ó moradora, filha do Egito; porque Nofe será tornada em desolação e será abrasada, até que ninguém mais aí more. 20 Bezerra mui formosa é o Egito, mas  vem a destruição; vem do Norte. 21 Até os seus mercenários no meio dela são como bezerros cevados; mas também eles viraram as costas e fugiram juntos; não estiveram firmes, porque veio sobre eles o dia da sua ruína e o tempo da sua visitação.
     

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...